Charme e natureza: 8 opções de hospedagens incríveis na Serra Catarinense

Camila Soares (@blogcaroninha) e Laura Coutinho 

Com seu charme inigualável, a Serra Catarinense nunca foi um destino tão desejado. Em tempos de pandemia, fugir para a natureza é a aspiração da vez pra quem está em casa desde março. A tendência se refletiu na busca por hospedagem e o trade turístico de cidades como Urubici sentiu o impacto, contamos isso nesta matéria.

Ao lado de Camila Soares, do @blogcaroninha, expert em destinos charmosos em diferentes latitudes, escolhemos 8 opções de hospedagem na Serra Catarinense. Em comum, todas fazem um convite à contemplação, ao silêncio e à interação com a natureza em dias de relaxamento ou romance. Com tantas vinícolas interessantes e abertas à visitação na região, também é bacana conciliar a visita a uma delas. Aqui, uma lista com algumas das vinícolas da Serra.

Alerta: ainda vivemos dias de alto contágio do Covid-19 em Santa Catarina. Em caso de deslocamento, se informe antes sobre a situação do destino escolhido e os cuidados na hospedagem selecionada. Não esqueça do uso da máscara e álcool gel e mantenha distância das aglomerações. 

Vamos às dicas? Se tiver mais sugestões, por favor deixe nos comentários. 

1. Thera, Bom Retiro, @vinicolathera

A Thera é uma pousada boutique inserida no vinhedo de mesmo nome, com sete unidades, desenvolvida para oferecer um ambiente em que o hóspede sinta-se em casa para desfrutar de três elementos que o espaço oferece: vinho, arte e natureza. Também está prevista uma expansão da pousaaas, com 10 novas cabanas e a inclusão de uma área de bem-estar com piscina externa, piscina interna aquecida, bar para a piscina, sauna, espaço fitness e sala de massagem

Além dos elegantes vinhos da Vinícola Thera você poderá curtir a elaborada gastronomia do Thera Wine Bar, do ambiente descolado do Lounge, das aconchegantes suítes, tudo emoldurado pela esplêndida beleza natural da Fazenda Bom Retiro e região. 

Mais infos em vinicolathera.com.br

Thera, divulgação
Vinícola Thera, divulgação
Vinícola Thera, divulgação

2. Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra, @riodorastroecoresort

O Rio do Rastro Eco Resort, construído debruçado no canyon da Serra do Rio do Rastro, tem como princípio permitir que seu hóspede possa relaxar em ambientes que mesclam perfeitamente simplicidade com requinte e entrar em contato com a natureza de forma intensa. Os 18 chalés são equipados com lareiras, varandas climatizadas e jacuzzi com vista para os campos. O restaurante apresenta a típica gastronomia serrana, e harmoniza seus pratos junto a uma adega de 60 selecionados rótulos nacionais e importados.

O Resort possui spa climatizado, com piscina interna e jacuzzi externa aquecidas, sala de cinema, jogos e academia, saunas, bar, boutique e sala para eventos. Pesca de trutas, trilhas, canoagem e cavalgadas até canyons e cascatas fazem parte das opções de lazer. O hóspede também pode apreciar as tradições da cultura local no Galpão Crioulo, onde há sempre churrasco de fogo de chão, chimarrão e uma gaita para embalar a confraternização.

Mais infos em riodorastro.com.br/

Rio do Rastro Resort, divulgação
Rio do Rastro Resort, divulgação

3. Cambuim Cabanas, Urubici, @cambuimcabanas

O Cambuim é diferente de uma pousada. É um encantador refúgio romântico com elegantes e exclusivos chalés para casais, num cenário idílico, com vistas deslumbrantes, cachoeiras maravilhosas e belas paisagens naturais. São duas cabanas independentes e quatro geminadas, todas bem equipadas, com lareira e construídas em madeira, no estilo rústico, estrategicamente posicionadas em meio a natureza, com um visual incrível das cachoeiras do Rio Cambuim.

Mais infos em cambuim.com

Cambuim, divulgação

4 . Il Rifugio, Urubici, @ilrifugiocabanas

Já indicamos essa pousada aqui. Na localização privilegiada do Morro da Igreja, a pousada, rodeada por uma natureza exuberante e selvagem, tem apenas três chalés super aconchegantes, com lareira, banheira e vista para o vale. 

Il Rifugio, divulgação

O café da manhã é um caso à parte, com delícias feitas ali na cozinha da pousada e também garimpadas localmente, como o mel, as frutas vermelhas e o queijo. Não deixe de conversar com a Ana, a autora do projeto que deixou Florianópolis em busca de uma vida mais conectada com a natureza e tem boas dicas de passeios na região.

Il Rifugio, divulgação

Mais infos em ilrifugio.com.br

5. Caminho das Nuvens, Bom Retiro, @caminho_das_nuvens_brasil  

No alto da Serra do Gato do Mato, na localidade de Guarda Velha, a 1200 metros de altitude, o Caminho dos Nuvens conta quatro cabanas completas de tamanhos diversos que acomodam entre 2 e 8 pessoas. Equipadas com cozinha, hidromassagem e lareira. A vista do alto, que faz muitas vezes com que o hóspede se sinta acima das nuvens, é lindíssima. 

Caminho das Nuvens, divulgação
Caminho das Nuvens, divulgação

Mais infos em caminhodasnuvens.com.br

6. Pousada Fogo Eterno, Urubici, @fogoeternopousada

Na localidade de Vacas Gordas, um dos pontos de neve quando o fenômeno ocorre na Serra Catarinense, a Pousada Fogo Eterno tem vocação romântica. São 10 suítes com sacada, ofurô ou hidromassagem. Na área externa existem trilhas para caminhada, mirante e também estão dois chalés com lareira e hidromassagem, além de um Galpão Crioulo ideal para eventos e encontros sociais mais íntimos, com cozinha equipada e queimador para o legítimo fogo de chão.

Pousada Fogo Eterno, divulgação
Pousada Fogo Eterno, divulgação

Mais infos em fogoeterno.com

7. Curucaca Hotel, Bom Retiro, @hotel.curucaca 

Uma das pousadas mais tradicionais da Serra segue sendo também uma das mais charmosas. Próxima à Vinícola Thera, o que torna prática a visitação, a Curucaca conta com 12 cabanas com teto verde, super aconchegantes e perfeitas para final de semana relaxante próximo à natureza. Há também um pequeno spa, piscina térmica e ofurô. Diferente da maioria das hospedagens na região, o Curucaca oferece restaurante interno disponível aos hóspedes. 

Curucaca, divulgação
Curucaca, divulgação
Curucaca, divulgação

Mais infos em curucaca.com.br

8. Refuge Green Valley, Urubici, @refuge_green_valley

Propriedade com duas opções de hospedagens: um chalé para duas pessoas na beira do rio e uma casa com quatro andares em meio a natureza! O refúgio é cercado de mata e animais nativos. Dentro da propriedade passa o rio Águas Brancas, cuja nascente fica no topo da montanha. A casa maior tem 3 dormitórios, a suíte master conta com hidromassagem e uma linda sacada com vista para as araucárias. Completa, dispõe de churrasqueira interna, forno à lenha, lareira, adega e sala de jogos.

Mais infos pelo WhatsApp (48) 98828-6957 ou direct no @refuge_green_valley

Refuge Green Valley, divulgação
Refuge Green Valley, divulgação

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora, colunista e assinou coluna social durante um ano no Jornal Notícias do Dia. Hoje, concilia a produção de conteúdo em site próprio com o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.