Le Pario Frutos do Mar: chef Eduardo Jacinto abre segundo restaurante em Florianópolis

Uma trajetória incrível marca a história do chef Eduardo Jacinto. Do curso de Geografia na UFSC, passando pelo trabalho na cozinha da base aérea de Florianópolis aterrizando em restaurantes estrelados em Paris antes de ter seu próprio endereço premiado na capital francesa. Um orgulho e tanto, que para a alegria dos catarinenses retornou à cidade há dois anos, abrindo o bistrô Le Pario. Agora, o chef prepara a inauguração da segunda operação para os próximos dias: o Le Pario Frutos do Mar

Foto Pablo Jacinto, divulgação

Discreto e avesso aos holofotes, Eduardo conta que na época que cursava Geografia na UFSC, fez um concurso para soldado e escolheu trabalhar na cozinha fazendo as refeições para os militares na base aérea de Florianópolis. Seis meses depois, endossado pelo Sargento Sionir, passou a trabalhar na casa do Comandante da base. Lá, Eduardo ficou dois anos, conhecendo o dia a dia de uma cozinha, aprendendo e colocando lenha na paixão. 

“Estava costumando a cozinhar para um batalhão, não sabia fazer arroz para quatro pessoas” relembra. 

Influenciado pelo amor pela cozinha, iniciou o curso de Gastronomia na Unisul e, assim que formado, já tinha um convite para trabalhar em um dos restaurantes do premiado chef Christian Constant, em Paris. Foram nove anos nas cozinhas estreladas do francês, até decidir abrir seu próprio endereço no tranquilo bairro de Auteuil, em Paris. O Le Pario (união de Paris com Rio de Janeiro) funcionou por seis anos na capital da gastronomia e chegou a ser premiado pelo badalado Guia Michelin como um dos restaurantes com melhor custo-benefício da cidade luz. 

Com tantas credenciais, quando retornou de Paris, com os dois filhos e a esposa, a expectativa dos moradores de Florianópolis para quando Eduardo abrisse por aqui um espaço era grande. E ela foi superada. O cozinheiro low profile deixou que o restaurante falasse por si. No boca a boca, se espalhou a qualidade dos pratos, o frescor dos ingredientes e as técnicas empregadas (Eduardo faz os melhores molhos que já experimentei). 

Agora, dois anos depois da abertura do bistrô e mais um filho na família, Eduardo aposta em uma nova casa. Com passos bem medidos, mas  vontade de mostrar mais, o chef inaugura até o final do mês o Le Pariô Frutos do Mar.

Entre os pratos do restaurante, estão as vieira do Ribeirão da lha com trufas negras. Foto Pablo Jacinto, divulgação

A ideia é trabalhar peixes, crustáceos e moluscos com técnicas apuradas, apresentação caprichada e muito sabor. Manter o melhor custo-beneficio segue como foco da nova operação, que terá cozinha aberta e uma inovação. Alinhado com a tendência mundial da popularização de drinks sem álcool e zelando pela segurança dos clientes, Eduardo optou por oferecer apenas opções de bebidas sem teor alcoólico no cardápio, incluindo até mesmo vinhos zero álcool. Quem não quiser abrir mão, poderá levar sua garrafa de casa, mediante taxa de rolha, ou pedir do cardápio do bistrô, que fica ao lado do novo espaço. 

Caneloni de morango. Foto Pablo Jacinto, divulgação

Sobre o conceito do novo restaurante, Eduardo afirma: 
“O fundamento é o amor pela profissão, amor pelo trabalho no produto, em ver ele transformado e é isso que ser transforma depois no estilo. O bistrô é mais simples pela grande intensidade do trabalho e pelo estilo e preço. No novo espaço, vamos trabalhar ainda mais a estética, o produto e execução de uma cozinha que também aprendi com essa vivência na França”. 

Le Pario Frutos do Mar
Avenida Madre Benvenuta, 1168, Santa Monica
Mais infos aqui

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora, colunista e assinou coluna social durante um ano no Jornal Notícias do Dia. Hoje, concilia a produção de conteúdo em site próprio com o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.