Hot spot: ambiente descontraído, comidinhas para compartilhar e vinho em taça no The Wine Pub

Matéria elaborada em parceria com o The Wine Pub 

Vinhos de qualidade, ambiente descontraído e comidinhas deliciosas para compartilhar. A receita é tentadora e tem atraído um público bem diverso para o The Wine Pub Benjamin, que acaba de completar um ano de sucesso num os pontos mais charmosos de Floripa, o Largo Benjamin Constant, no Centro.

Foto Paulinho Sefton

A ideia dos donos, Fernando e Eduardo Araújo, pai e filho, foi desmitificar o consumo de vinhos. Fernando, antigo proprietário da Santa Adega, já vinha imerso neste universo há tempos acompanhando de perto a tendência de consumo dos brasileiros – desde o surgimento dos “enochatos”, que ritualizaram demais o consumo com suas milhões de regras, até  a necessidade de tornar o consumo de vinho mais simples, descomplicado e acessível.

Eduardo, por sua vez, investiu desde cedo na carreira de sommelier com muitos cursos pelo mundo. Com apenas 34 anos,  já foi eleito Sommelier do Ano para vinhos portugueses pela ViniPortugal – a associação de produtores do país. Eduardo defende o consumo de vinho sem frescura e personifica nele mesmo a proposta: tatuado e dono de uma linguagem simples e direta, sua imagem contrasta com a dos sommeliers tradicionais, que acabam muitas vezes por distanciar a experiência do vinho de boa parte da população.

Na volta de uma de suas viagens para Califórnia, Eduardo trouxe na mala a ideia que seria o embrião do futuro negócio: um espaço que sugerisse uma nova forma de beber vinho, mais descomplicada e com wine stations no lugar do serviço de garçons. Eduardo, aliás, acaba de ser indicado ao prêmio de melhor sommelier do ano pela revista Prazeres da Mesa, saiba mais aqui. 

A experiência e os contatos de Fernando somados ao empreendedorismo e o conhecimento técnico de Eduardo foram a mistura perfeita para o surgimento do Wine, como o local é conhecido. A descontração por ali  é marcada principalmente pela wine stations – são seis máquinas que permitem o consumo de ótimos rótulos em taça (dá pra escolher entre 30 e 150ml) e a troca constante das garrafas.

Eduardo, sommelier apaixonado por vinhos e sócio do Wine. Foto Paulinho Sefton
Fernando, expert em vinhos e em bem receber . Foto Paulinho Sefton

Numa mesma noite é possível experimentar um potente Barolo ou um leve e aromático rosé da Serra Catarinense. Mais de 500 diferentes rótulos já foram servidos em taças abastecidos pelos próprios consumidores que ganham autonomia graças a um cartão recarregável.  

Neste primeiro ano, mais de oito mil pessoas já passaram pelo Wine Pub, um daqueles lugares versáteis para ir tanto em um grupo de amigos, casal ou até mesmo sozinho já que a mesa compartilhada sempre rende bons papos (e o Fernando se encarrega de enturmar quem chega solo). 

Seis wine stations servem um total de 24 rótulos que nunca se repetem. Foto Paulinho Sefton
Foto Paulinho Sefton
Paulinho Sefton

Além dos rótulos super bem escolhidos e do atendimento excelente feito pelos próprios donos, o menu é outro ponto alto por ali. A burrata com pesto é um dos pratos mais pedidos, com razão.  Vejam:

A famosa burrata, servida com pesto, tomatinho, lâminas de abobrinha e beringela e pãezinhos. Foto Mariana Perassa
Steak tartar também está entre os pratos mais pedidos.. Foto Paulinho Sefton

Recentemente, o local adicionou novas opções ao menu: as bruschettas, o ceviche de peixe branco e o camarão com molho especial da casa.

Uma das novidades do cardápio: bruschettas de linguiça Blumenau, gorgonzola  e brie e a caprese, com tomate, muçarela de búfala, brie e manjericão.. Foto Mariana Perassa
Camarão com molho da casa também é novidade. Foto Mariana Perassa

A ideia deu tão certo que o Wine Pub já tem um segundo endereço. Na Mercadoteca Floripa, o local apostou em um formato enxuto, apenas com os vinhos – em taça ou garrafa.  Vale conhecer os dois endereços!

The Wine Pub Benjamin: Largo Benjamin Constant, 669, Centro, Florianópolis
De segunda a quarta, das 18h às 23h, de quinta a sábado das 17h à 00h.
The Wine Mercadoteca Florianópolis:  Passeio Primavera, SC-401, 4190, Florianópolis.
De segunda a sábado, das 11h30 às 23h e aos domingos das 11h30 às 18h.

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora e colunista. Hoje, concilia o site próprio com uma coluna semanal no jornal Notícias do Dia, em Santa Catarina, e o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *