Take your seats: Turismo de Viena e Berlim apresenta em Floripa os destaques para 2019

Floripa ficou um pouco mais cosmopolita nesta terça, 26 de março. É que representantes de órgãos de turismo de Berlim e Viena estiveram por aqui apresentando as novidades turísticas de seus cidades para 2019. Durante o almoço, Florian Wiesinger, do Turismo de Viena, e Christian Tänzler, do visitBerlin, falaram sobre os novos atrativos nas capitas da Alemanha e da Áustria para um grupo de jornalistas e influenciadores.

Christian Tänzler, do visitBerlin, apresentando as novidades da capital cultural da Europa. Foto Paulinho Sefton

A turnê de imprensa busca atrair a atenção do público para os dois grandes destinos turísticos do coração da Europa, localizados a uma distância de  uma hora de avião. E 2019 parece ser um grande ano para se estar em Berlim e Viena – entre as atrações, um grande festival que vai celebrar os 20 anos da queda do muro de Berlim e os 150 anos da famosa Ópera de Viena, comemorados com festa e estreia. Sem falar no estabelecido: são duas cidades super culturais, inclusivas, gastronômicas, seguras e cada vez mais sustentáveis .  Confira os highlights apresentados na terça: 

> No Natal de 2014 viajei para Viena e Berlim à convite dos órgãos da turismo. Confira algumas dicas das cidades aqui e aqui. 

>> VIENA 

150 anos da Ópera de Viena (Wiener Staatsoper)

Michael Pöhn, Turismo de Viena

Em 2019, uma das casas de ópera mais famosas (e mais belas) do mundo completa 150 anos. Na requintada rua Ringstrasse, a Wiener Staatsoper teve sua primeira apresentação com “Don Giovanni”, de Mozart, em 25/05/1869. Na mesma data, este ano, a Staatsoper comemora seu jubileu com festa e a estreia da ópera “A mulher sem sombra”, de Richard Strauss. No dia seguinte, em 26/05, acontece a festa de jubileu na praça Herbert-von-Karajan-Platz. O espaço público nos arredores da ópera receberá participações não convencionais de vários cantores e cantoras do elenco das óperas, de convidados, do Balé de Viena, da Orquestra da Staatsoper e de vários outros artistas – com surpresas, inclusive!

Mais infos aqui 

Christian Stemper, Turismo de Viena

EuroPride 2019 em Viena

De 1º a 16/06/2019 e pela segunda vez já, acontece em Viena a EuroPride 2019. Entre as comemorações está uma série de festas e eventos de informação, discussão e cultura – promovendo a igualdade e a tolerância e, ao mesmo tempo, problematizando a homofobia e a marginalização. Inúmeros eventos já estão programados: haverá uma corrida EuroPride, um evento especial na praia, um dia LGBT no zoológico, passeios guiados pelos museus de Viena, noites de filmes e um dia nas piscinas da Schönbrunnerbad em comemoração à EuroPride.

Peter Rigaud, Turismo de Viena

Mais infos aqui 

Viena para a família

Paul Bauer, Turismo de Viena

A qualidade de vida de Viena, já reconhecida por inúmeros prêmios, torna a cidade um destino especialmente atrativo para famílias com crianças. Os programas clássicos da Viena, como o passeio na roda gigante ou na charrete “Fiaker”, atraem a atenção das crianças tanto quanto a visita ao Tiergarten Schönbrunn, o mais antigo zoológico do mundo. Várias instituições renomadas, entre elas o museu Haus der Musik e o palácio Schönbrunn, oferecem programações especiais para crianças e os hotéis da cidade também recebem seus visitantes com ofertas direcionadas para famílias. Em especial, destaca-se o famoso Hotel Sacher, com sua programação “Petit Sacher – Sacher Kids”.

Turismo de Viena
Karl Thomas, Turismo de Viena

Mais infos aqui

>> BERLIM 

30 anos da queda do muro de Berlim 

Foto Brian Harris, Visit Berlin

De 4 a 10 de novembro, a capital alemã celebra o jubileu de 30 anos da Revolução Pacífica e da queda do muro de Berlim com um grande festival; nesse período, a cidade se transformará em um centro de exposições e de eventos ao ar livre sem precedentes. O percurso da revolução de Berlim é narrado ao longo de sete pontos da cidade, que representam acontecimentos históricos importantes dos anos de 1989 e 1990. Na noite de 9 de novembro, Berlim se torna palco do maior show do mundo, unindo toda a cidade em um único festival. 

Harf Zimmermann, VisitBerlin

Mais infos aqui. 

100 anos da Bauhaus

Uma das escolas de arquitetura, arte, fotografia, teatro e design mais influentes de todo o século XX celebra em 2019 o seu 100º aniversário: a Bauhaus. A inauguração oficial do ano de jubileu aconteceu em janeiro em Berlim, que é frequentemente considerada o berço da Bauhaus. Ao longo de todo o ano, a celebração mostrará as mais diferentes facetas dessa escola e de seu legado. A exposição “Bauhaus Imaginista”, já apresentada anteriormente em São Paulo, evidencia a influência da Bauhaus sobre correntes modernistas do mundo inteiro. Por sua vez, na “Bauhauswoche Berlin”, organizada de 31 de agosto a 8 de setembro, o visitante poderá vivenciar a aplicação de ideias da Bauhaus em espaços públicos.

Prédio que abriga o Bauhaus Archiv, em Berlim. Foto Karsten Hintz

Mais infos aqui. 

Novo centro cultural Humboldtforum

Humboldt Forum, divulgação

Do calendário de eventos desse ano em Berlim, destacam-se o 250º aniversário do mundialmente famoso geógrafo Alexander von Humboldt e a inauguração do prédio que leva o seu nome, o Humboldtforum, no dia 14 de setembro. Com ele, o centro histórico de Berlim ganha um espaço único de arte, cultura, ciência e educação. O local busca sediar o diálogo entre as culturas do mundo, direcionando seu olhar sobre diferentes perspectivas de temas de relevância global, tanto históricos quanto atuais.

Humboldt Forum, divulgação

Mais infos aqui. 

O turismo de Viena em números

Com 16,5 milhões de pernoites, o turismo de Viena registrou em 2018 um crescimento de 6,3% em relação a 2017, quando tinha alcançado seu recorde anterior. No ano passado, a cidade recebeu 7,5 milhões de visitantes, um aumento de 6,2%. O mês de janeiro de 2019 se mostrou ainda mais dinâmico, com um crescimento de 12,6% no número de visitantes e de 11,8%, no de pernoites. Em 2018, 82% dos pernoites na cidade foram de turistas estrangeiros.

Christian Stemper, Turismo de Viena

No que se refere ao Brasil, no ano de 2018 como um todo, foi registrada uma ligeira queda de 6,3% nas visitas e de 4,7%, nos pernoites. Ainda assim, com mais de 52.000 visitantes e 132.000 pernoites, o Brasil segue sendo para Viena o maior mercado da América do Sul. Com uma estada média de 2,54 noites, os brasileiros estão entre os viajantes que mais tempo permanecem na cidade.

Christian Stemper, Turismo de Viena

O turismo de Berlim em números 

No ano de 2018, Berlim registrou um novo recorde de pernoites chegando à marca de 32,9 milhões, um crescimento de 5,5%. Deste número, 15,1 milhões de pernoites foram de visitantes estrangeiros – 7,9% a mais que no ano anterior. O número de visitantes também nunca foi tão alto: 13,5 milhões de pessoas visitaram Berlim no ano passado.

VisitBerlin, divulgação

Com 65.000 visitantes e 222.150 pernoites, o Brasil é, para Berlim, o mercado mais importante da América do Sul. Depois de um crescimento significativo nos últimos anos, o ano de 2018 teve uma queda no número de visitantes e de pernoites de turistas brasileiros: o número de visitantes diminuiu 7,5%; o de pernoites, 4,2%. 

VisitBerlin, divulgação

O trajeto aéreo entre Viena e Berlim dura apenas uma hora e é oferecido por inúmeras companhias. Além disso, desde dezembro de 2018 há duas conexões férreas diretas entre as capitais, oferecidas pela Deutsche Bahn (durante o dia) e pelas Österreichische Bundesbahnen (em um trem noturno).

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora, colunista e assinou coluna social durante um ano no Jornal Notícias do Dia. Hoje, concilia a produção de conteúdo em site próprio com o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *