Infantil, sem infantilizar. Confortável, mas com um perfume vintage. Assim são as peças da Nubo, marca nascida há nove meses e que carrega no DNA um autêntico propósito sustentável e social.
Foi observando como as crianças se vestem em Londres, onde morou, que germinou em Marina Braga a sementinha da Nubo (nuvem, em Esperanto). Ex-funcionária do mercado financeiro, a administradora reparou que na Inglaterra as crianças se vestiam de forma diferente em relação às crianças no Brasil: infantis, mas não infantilizadas, com roupinhas charmosas e confortáveis, tecidos diferentes e um jeitinho de antigamente.
“Algumas mães que eu conheço também comentavam que compravam roupas na parte masculina para as filhas porque as de meninas tinham muitos elementos femininos. Percebi aí uma demanda e aliei a isso os meus propósitos pessoais de sustentabilidade e preocupação social”, diz Marina.
As peças são elaboradas pensando no uso de ambos os gêneros, meninos e meninas entre 6 meses e 4 anos, e transitam entre roupa para brincar e passear na mesma proposta, sempre com foco no conforto. A matéria-prima são tecidos reciclados e orgânicos do Brasil, feitos através de cooperativas, malhas sustentáveis feitas com resíduos têxteis ou com poliéster de garrafa pet.
A preocupação não é apenas com famílias que compram as peças, mas o que está por trás da produção:
“As costureiras que fazem as peças são mães que conheci pessoalmente, pessoas muito habilidosas mas que não trabalham com grandes marcas por causa dos prazos que exigem longas horas de trabalho por dia. Elas preferem marcas pequenas que flexibilizam os prazos, se organizam de acordo com a rotina que preferem e assim têm mais tempo com a família e filhos”compartilha Mariana.
No âmbito social, a Nubo apoia a Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó, filiada ao Instituto Vilson Groh, doando 2% do faturamento.
“Meu sonho com a Nubo é ver crescer a ideia de vestir as crianças de forma mais consciente. Prezar sempre pela qualidade para as peças se tornarem grandes companheiras e construírem memórias nas infâncias. Fazer da marca um apelo, um manifesto, uma força para construir um mundo melhor”, compartilha Marina.
As vendas da Nubo são feitas principalmente através do site, mas também há três pontos físicos: a Viva Colaborativo, no Centro de Florianópolis, Santa Maria Casa, no Mercado São Jorge do Itacorubi, e a Nossa Casa, em Balneário Camboriú.