Últimos dias: cinco ambientes para ver antes que acabe a CASACOR Balneário Camboriú 2019 – Laura Coutinho

Texto de Cris Santos

Naquela que é a cidade onde os arranha-céus (ainda se usa este termo?) alcançam as nuvens dia após dia, a CASACOR Santa Catarina Balneário Camboriú encontrou uma casa para chamar de sua e instalar os 24 ambientes da edição 2019.

Há poucos dias de fechar as portas, no dia 18 de agosto, a mostra revela além das tendências (também se usa esse termo?) em arquitetura, decoração e paisagismo – anote: as louças do banheiro nunca mais voltarão a ser brancas (é tudo preto) – um bom apanhado do que pensam as cabecinhas criativas da área. E Balneário (íntimo!) traz ainda um mix interessante de profissionais vindos dos três estados do Sul. É a cara da cidade essa visão cosmopolita.

Para não cansar sua beleza e gastar nosso precioso tempo (são muitos Stories para assistirmos, né?), selecionei cinco ambientes como uma degustação do evento. Ainda dá tempo de ver tudo de pertinho e passar a mão (onde não pode) sem que a recepcionista veja.

Hall de Entrada Conceito e Lavabo Tridimensional. Foto: Lio Simas

Hall de Entrada Conceito e Lavabo Tridimensional


É um spoiler e não tem jeito. Eduardo e Cibele Castello Branco, além de uma simpatia ao contar suas inspirações ao público, deram à mostra o ambiente mais impactante. Pequeno e minimalista (mas minimalista mesmo, não só no discurso), o hall e o banheiro conquistam de cara. É divertido (e elegante) na “brincadeira” com elementos antagônicos. E ainda tem uma obra de arte, a chaise assinada por Jaime Lerner.

Books‘N Art . Foto: Lio Simas

Books‘N Art

Tem um pequeno detalhe na biblioteca criada por Gabriela Herde que traduz muito do espaço onde artistas locais e uma boa seleção de livros convivem em harmonia: são post-its com desenhos aquarelados colados (quase) despretensiosamente na estante. É nesta delicadeza que mora a intenção de manter viva a cultura.

Sala Cor de Pele. Foto: Mariana Boro

Sala Cor de Pele

Poderia ter dado tudo errado no living rosa monocromático de Pedro Tessarollo e Jairo Lopes. Pelo contrário, o ambiente é um respiro de delicadeza e força ao mesmo tempo (ok, ministra Damares?). Tem marcenaria, tem um uso milimétrico das linhas retas e também muito da visão dos profissionais a partir da curadoria de artistas visuais. Nada está ali por acaso. E ainda pode sentar nas poltronas (sem que a recepcionista fique tensa!).

Casa Basalto. Foto: Lio Simas

Casa Basalto

Há alguma coisa (seria a luz invernal de fim de tarde que corta o ambiente?) que faz com que você queira ficar no espaço de Fernando Luiz Dal Bosco. A caixa cimentícia foi recheada por uma bem construída seleção de texturas e cores, do mobiliário às paredes, e a sensação é de conforto. As cúpulas de palha entre as árvores na área externa também criaram um belo efeito.

Sala de Copas. Foto: Mariana Boro

Sala de Copas

Tufi Mousse é só elegância. Sua sala de jogos mistura bar, mesas e espaço para descanso, tudo em uma harmonia nada irritante. Mas o que chama atenção e denota muito da personalidade do arquiteto são os detalhes (ok, nem fazem parte das soluções de arquitetura). Tudo bem distante da obviedade, da marca dos jogos às garrafas de drinks.

SERVIÇO
CASACOR Santa Catarina / Balneário Camboriú 2019
Até 18 de agosto
Terça a sexta-feira, das 15h às 21h
Sábado, das 13h às 21h
Domingo, das 13h às 19h
Casa do Lago, Rua Rouxinol, 153 – Ariribá
INGRESSOS: Inteira, R$ 50 / Meia, R$ 25
https://casacorbalneario.byinti.com/#/ticket/

Comments

comments

Escrito por Cris Santos

Catarinense da Serra, Cristiano Santos é jornalista com especialização em Imagem de Moda. Viciado em informação, atuou por mais de uma década nos grupos RBS e NSC como repórter e colunista de entretenimento. Foi também editor das revistas Donna e Versar. Atualmente, além de assessor de imprensa, estuda Consumo e Comunicação, e colabora com este site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • no instagram @lauracoutinhoinsta

    Instagram has returned invalid data.