Texto de Jô Cintra, da Jô Cintra Tailor Made Tours
Cidade musical, hospitaleira, com um alegria contagiante e temperaturas sempre convidativas, o Rio de Janeiro encanta com sua deliciosa informalidade e alternativas simples, como os endereços de saladas e sucos naturais – pontos de encontro na Zonal Sul -, ou o tradicional mate gelado e o característico biscoito Globo enquanto o tempo passa sutilmente na beira do mar. Fazer yoga ou alongamento bem cedinho, na areia da praia, também é tentador, assim como é irresistível ver o sol nascer em algum ponto da cidade, ou participar de um festivo entardecer no Arpoador.
>> Cariocas imperdíveis: confira quais são os cinco melhores restaurantes do Rio
Mas o Rio também surpreende com uma sofisticação peculiar. A começar pelas opções de hospedagem. O Hotel Fasano, em Ipanema, tem o rooftop mais famoso e fotografado e o Londra, o adorável bar do térreo, tem uma lista bem seletiva de clientes.
O tradicional Copacabana Palace nunca perde a majestade nem o glamour que lhe foi conferido; e o novíssimo Grand Hyatt, na Barra da Tijuca, fascina já pela incrível arquitetura contemporânea.
Roteiros de charme
Passeios clássicos, como Pão de Açúcar, Corcovado e Cristo Redentor podem até estar sempre no programa. Mas se você já foi, fuja dos clichês e permita-se novas emoções. O Forte de Copacabana está incrível. Tem restaurante, bar e filial da Confeitaria Colombo. O final de tarde por ali é sensacional, especialmente quando o céu se cobre com um colorido natural impressionante e convidativo a uma taça de champanhe.
Experimente também abrir mão do café da manhã, sábado, no hotel, e vivenciar esta experiência no Parque Lage. O serviço é feito no entorno da piscina. Puro charme.
Ali perto fica o Jardim Botânico, que além de um belo passeio, vez por outra, oferece exposições muito interessantes. Lá dentro mesmo fica o La Byciclette, um elegante cantinho francês perfeito para o almoço, para degustar todos os momentos sem pressa nenhuma.
Se estiver na Zona Sul, é muito fácil fazer tudo isso de bicicleta – mas é proibido circular com ela dentro do Jardim Botânico. Por isso, prefira pedalar pela orla. São quilômetros de belas paisagens e uma fantástica sensação de liberdade. A ciclovia que leva até São Conrado continua fechada, mas é possível fazer uma parte do trajeto e ver o mar lá de cima. Aos domingos, uma das pistas entre o Leblon e Ipanema fica fechada para atividades ao ar livre. Chegue cedo, porque no final da manhã a movimentação fica intensa!
Alma carioca
O Centro da cidade é outro lugar imperdível, desde que recebeu atenção especial para as Olimpíadas. Observe o gigantesco e impressionante painel do grafiteiro Kobra; visite o Museu do Amanhã, o MAR (Museu de Arte do Rio), e o Museu Histórico Nacional. Uma aula de cultura! Vale também assistir um espetáculo no Theatro Municipal. O lugar, por si só, vale a visita.
E já que está por essa área, suba até Santa Tereza para uma degustação de cafés. O Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel é um charme. Aproveite para admirar a paisagem urbana do Centro da cidade que se descortina. Todo primeiro sábado do mês tem a ferinha de antiguidades da Rua do Lavradio – no boêmio bairro da Lapa. Ao redor, uma série de alternativas gastronômicas populares, com muito samba, chope e caipirinha.
Para cardápios mais sofisticados, sugerimos o Cais do Oriente e a Brasserie Lapeyre, no Centro mesmo. No Botafogo, o mais recente destino da boa gastronomia carioca, sugerimos o elegante Irajá.
Na Gávea, no Jockey Club, experimente o Bagatelle e encante-se. Em agosto foi inaugurado o clube de jazz nova-iorquino Blue Note, no complexo Lagoon às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, com vista do Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea e do Cristo Redentor. Nos dias em que não houver programação cultural será um centro gastronômico comandado pelo chef Pedro de Artagão.
Não muito longe dali, em Ipanema, está o Riba – uma mistura da carioquíssima verve da botecagem com o allure italiano, cheio de bossa. Este é o atual hotspot do bairro mais descolado do Rio.
Interessado em mais roteiros personalizados? Clica aqui.