Entender o comportamento e os novos hábitos do consumidor atual motivou a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC) a realizar uma pesquisa que contou com 1372 participantes de todos da regiões do Estado. O levantamento foi feito entre os dias 11 e 17 de maio de 2020.
Conforme a pesquisa, o desafio dos donos de restaurantes hoje está relacionado a dois fatores desencadeados pela epidemia da Covid-19, medo do contágio seguido por insegurança financeira. Segundo dados da Abrasel, os estabelecimentos que abriram estão com cerca de 30% do público que tinham anteriormente.
Queda na renda e medo do contágio
A pesquisa mostrou que 73% dos entrevistados tiveram queda de renda, sendo que para 21% a redução foi superior a 50%. A crise impactou diretamente o segmento: 68% dos consumidores reduziram a frequência de
compra por motivos financeiros.
Sobre o medo do contágio, 53,1% dos entrevistados ainda não se sentem seguro para voltar a frequentar restaurantes. As principais preocupações citadas pelos participantes estão, nesta ordem: aglomeração de pessoas, higienização e preocupação financeira. A maioria relata que só voltará a frequentar restaurantes e bares quando entender que as chances de contágio forem muito baixas. Para 26%, o retorno só se dará quando existir uma vacina contra a Covid-19.
Delivery em alta
Em relação ao delivery, alternativa para muitos restaurantes seguirem operando, 80% dos entrevistados disseram ter utilizado o sistema delivery. Destes, 68% aumentaram a frequência do pedido e 57% elevaram também o gasto médio.
Segundo leitura da Abrasel-SC, a pesquisa também revelou nível baixo de conhecimento do consumidor com relação aos riscos e medidas preventivas tomadas por bares e restaurantes. Para Raphael Dabdab, presidente da associação, a divulgação das normas e boas práticas de higiene aplicadas no segmento pode ajudar a diminuir o medo de contágio dos clientes.