Cozinha ao ar livre, fogo de chão, sapecada de pinhão, caça aos cogumelos silvestres, vinhos, gastronomia, música, encontros. A terceira edição do evento Lugar Algum homenageou as belezas, a cultura e a gastronomia da Serra Catarinense. Foi no sábado, 6 de julho, um dos dias mais frios do ano, que cerca de 60 participantes de Florianópolis, Tijucas e Blumenau, subiram a Serra Catarinense pra participar do evento secreto, que está na terceira edição e nunca revela o endereço exato da experiência.
O transporte saiu de Florianópolis às 9h rumo à primeira parada, na Fazenda Paraíso, em Bom Retiro, para uma caçada aos cogumelos. Guiados pelo expert em trilhas Dario Lins, da Eco Trilhas Serra Catarinense, a caçada foi seguida pela sapecada de pinhão, tradição serrana de cozinhar os frutos da araucária em uma fogueira de grimpas (galhos secos) das árvores.
O segundo ponto, endereço do almoço, foi a fazenda Pouso na Serra, na região de Canaleira, interior de Bom Retiro. A cozinha foi comandada pelo casal Michael William e Mayara Packer, do Fogão Gastronomia, ao lado de Fabrício Flores, da cozinha Flor e Sal e também idealizador e produtor do Lugar Algum. Porcini, truta, paleta de cordeiro, entrevero vegano e legumes na brasa fizeram parte do menu.
Os vinhos foram selecionados pela Adega do Hippo, supermercado patrocinador do evento e que também forneceu insumos para o almoço.
A cervejaria Patagonia também marcou presença no almoço serrano com seu bar de cervejas especiais. Café Cultura, lenhas do Carvão Bom de Brasa e Frutas Finas Orgânicas, garimpadas em fazendas de Urubici, também apoiaram o evento. Produtos da Serra Catarinense fornecidos pelo Quintal di Catarina compuseram a mesa que recepcionou os convivas.
No som, Miguel Rosa interpretou canções próprias e sucessos de folk, em um apresentação ao ar livre, perto do fogo.
Confira algumas imagens, assinadas pelo Quintal Rosa Fotografia.