Especialista em Design de Moda, Luciana Andrade sempre buscou na união entre moda e décor sua forma de expressão mais verdadeira. Para tanto, busca amparo na arte e em técnicas artesanais como o crochê, as rendas, o bordado e o tear manual. Recentemente, em um mergulho profundo, Luciana buscou nas suas origens a resposta para onde seu ofício e sua paixão aportariam agora. Surgia a coleção Libertà, composta por 10 looks autorais, que serão apresentadas no Franz Cabaré dia 31 de outubro. Na mesma ocasião, serão lançadas as colagens Hifas, novo trabalho da criativa dupla O Tropicalista, Marco D. Julio, artista plástico, e Marcelo Fialho, médico psiquiatra.
“Há muitos anos, antes de produzir itens para a casa – como mantas e almofadas, eu fazia casacos. Resolvi resgatar essa história com a moda, agregando nela meu amadurecimento e as mudanças que vemos no mundo”, compartilha Luciana.
Durante mais de três meses e também inspirada pelo ambiente “Mergulho Sensorial” do escritório BCH Arquitetos na CASACOR/SC, Luciana se debruçou sobre a tarefa de criar peças que simbolizassem sua própria trajetória. Para isso, contou com a mentoria de Vione Arizi, trend and fashion consulting. A coleção Libertà é composta por 10 looks autorais que passeiam por diferentes estilos e agregam discursos atuais e necessários, como o consumo consciente, presente em conceitos como o upcycling.
Variadas técnicas manuais ancestrais também foram utilizadas nas peças, como a tecelagem e a felpagem. Entre os destaques, estão o Casaco Réseau Noir (Rede Negra), feito com rede de pesca tingida de preto e uma modelagem bem contemporânea, e o Sassenach (Estrangeiro), casaco resgatado da Cruz Vermelha passado por gerações e ressignificado com técnica de felpagem com fios diversos: de seda, de algodão, de lã e tiras de couro suíno. São roupas-morada, que tecem um caminho entre passado e presente e nos levam a sonhar futuros mais acolhedores.
Uma noite dedicada à arte
O trabalho do talentoso duo O Tropicalista, já conhecido pela disposição em investigar os desdobramentos da noção de antropofagia na arte e na cultura contemporânea, também ganha espaço na noite do dia 31 de outubro. A partir das 18h, a dupla recebe convidados para a apresentação do seu recente trabalho, Hifas, composto por 4 obras criadas por meio de desenho, recorte e colagem de páginas de mostruários de papéis de parede descartados pelo mercado. A noite começa com bate-papo com os artistas, seguido do desfile da coleção Libertà, de Luciana Andrade.