Matéria elaborada por Lu Moraes
A infância foi rodeada de bons estímulos. Carolina Young lembra de observar atenta o pai, quando ele escolhia – com todo o cuidado – os alimentos antes do preparo das refeições. Os olhos da menina brilhavam acompanhando o ritual. Outras memórias vêm do bisavô, inglês, homeopata e um naturopata nato. Habilidades que instigaram a curiosidade de Carol na tenra idade.
É bem provável que essas cenas, tão corriqueiras na vida da hoje mentora do programa Bento Alimento – Nutrição Amorosa -, foram mais do que influências para seu futuro. Carol cultivou esses momentos como presentes. Terapeuta, instrutora de meditação e Tai Chi há 30 anos, seu trabalho acolhe o ser humano num todo, valorizando a importância do que nos alimenta, seja para satisfazer a fome ou movimentar os pensamentos.
Carol irá falar sobre seu programa de alimentação nesta quarta-feira, 21 de novembro, a partir das 17h, no ambiente Cozinha com Afeto, na CasaCor Santa Catarina, onde seu conhecimento inspirou os arquitetos Rosane Girardi e Alcides Theiss na condução do conceito do projeto. Para quem se interessou, basta seguir Carol nas redes (@carolina.young no Instagram), onde a terapeuta divulga seu trabalho e também traz insights sempre interessantes.
No bate-papo abaixo ela conta mais sobre seu trabalho.
Carol, a construção do seu conhecimento começou em casa e hoje também estrututa o Bento Alimento. Quais são as referências do seu trabalho?
No comecinho da vida adulta eu entrei em contato com a macrobiótica e o vegetarianismo sob a ótica de serem dietas para a preservação da saúde, e também com o potencial de regenerar e curar o corpo. De lá para cá fiz cursos e me aprofundei nessa busca. Além disso, em minha jornada foram essenciais as experiências de convivência com diversas comunidades nativas de algumas regiões do Brasil, que mantinham suas dietas originais e naturais. Aprendi muito com esses grupos, principalmente no Nordeste e região central.
Sobre o que trata o Bento Alimento?
Meu programa Bento Alimento visa resgatar o contato com o que existe de mais verdadeiro e sagrado no ato de se alimentar. Envolvendo informações acessíveis sobre a relação direta das escolhas alimentares e a saúde; o respeito pela natureza e por quem produz alimentos de modo sustentável durante todas as etapas do consumo; o resgate da intuição com relação a escolha e preparo dos alimentos; e a busca de referências alimentares dentro das tradições dos povos nativos de todo mundo.
O que as pessoas mais buscam no seu curso?
Creio que estão buscando aprender mais como manter em equilíbrio o prazer e a saúde no que se refere à alimentação. Buscam também aprender a substituir ingredientes industrializados, artificiais e modificador por opções mais naturais.
Como a alimentação pode transformar nossa vida?
A alimentação ideal traz saúde, bem-estar e alegria. Pois alimentar-se significa essencialmente preservar e celebrar a vida. A alimentação sempre esteve presente em todos as formas de celebração, na vida de todos os povos do mundo! E da mesma forma o homem sempre buscou a cura para seus males nos recursos da natureza e em dietas específicas para cada caso.
E sobre o convite da arquiteta Rosane Girardi para participar do espaço Cozinha com Afeto na CasaCor Santa Catarina. Acha que é um espaço necessário para discutirmos o real papel da cozinha na vida das pessoas? Eu sempre me sinto muito feliz quando o Bento Alimento é convidado a transpor os limites das aulas e workshops. Pois percebo que atualmente existe uma ânsia em busca do que é “natural”, mas há falta de informação e conteúdo consistentes – após termos nos desviado tanto deste caminho. O convite da Rosane foi mais uma confirmação de que precisamos estar conscientes do significado mais profundo e abrangente de tudo o que fazemos. Neste caso, o belo projeto de uma cozinha!
Como está sendo a experiência?
Acho que através desse convite ela abriu uma possibilidade de usar a Cozinha como espaço de reflexão. A Rosane me surpreendeu muito por sua receptividade e abertura, desde o primeiro encontro. E também por sua capacidade de rapidamente ir em busca de traduzir em elementos estéticos todo o conteúdo que eu tenho disponibilizado. Além disso houve uma boa sintonia entre algo do que ela já desejava expressar – como o valor da cozinha como espaço de convívio – e parte da proposta do Bento Alimento. Felizmente temos celebrado nossos poucos e intensos encontros com alegria e afeto mútuo!