No domingo, 15/12, dentro da programação do Festival Subtropikal, aconteceu a primeira Expedição Floripa Rural, coordenada por Fafá Flores, da Flor&Sal Cozinha Criativa, e Matheus Mainardi, da Muvuca Agroflorestal. A programação levou um grupo para uma imersão na produção sustentável de alimentos no Sul da Ilha.
O roteiro, registrado pelo fotógrafo Felipe Carneiro, começou pelo Sítio Vale Encantado, no Rio Tavares, onde ainda funciona um engenho remanescente de farinha de mandioca tocado pelo produtor Sérgio dos Santos e seu filho Diego.
A parada seguinte foi no bucólico Sertão do Peri. Entre figueiras centenárias, vales e morros do Sul da Ilha, fica o Alambique Indaiá. Degustação de cachaça, caldo de cana, pastel de palmito, bolo de fubá com laranja e outras delícias artesanais foram servidas durante o papo com o casal produtor Adilson e Loreni.
A terceira e última parada da expedição foi no Empório do Mar, restaurante com fazenda marinha própria de ostras, mexilhões e vieiras no Ribeirão da Ilha. A maricultora Rita de Cássia Rodrigues recebeu a turma com papo e degustação de diferentes receitas utilizando ostras e mariscos.
Novas edições da Expedição Floripa Rural, que tem como objetivos apresentar os patrimônios materiais e imateriais da Ilha, aproximar consumidores e produtores e revelar uma Ilha muito além das praias, devem ser agendadas para breve.