Parece episódio final aguardadíssimo de uma série com muita temporadas. Só que essa trama todo mundo quer que acabe logo. Depois de 14 anos de reforma e mais de R$ 400 milhões gastos, a ponte Hercílio Luz será reinaugurada no dia 30 de dezembro. Fechada há 28 anos, a ponte inaugurada em 1926, principal cartão-postal de Florianópolis, receberá na primeira semana do ano apenas pedestres e ciclistas. Depois, no dia 13/1, está previsto o início do trânsito, restrito apenas ao transporte coletivo.
Para comemorar a entrega, o governo lançou o projeto Viva a Ponte, em cartaz entre 30 de dezembro e 5 de janeiro com atrações artísticas, folclóricas e gastronômicas na ponte e nas cabeceiras. A agenda inclui food trucks, esportes de aventura, como rappel e bungee jumping, e atrações artísticas. O governo abriu um edital para selecionar as empresas e os artistas interessados em participar do projeto (o credenciamento pode ser feito diretamente no site www.sc.gov.br/vivaaponte na aba “chamadas públicas”)
No dia 30 haverá um desfile de carros antigos e, no dia 31, a ponte volta a ser o cenário para a queima de fogos da virada. A programação prevê ainda corrida de 5 quilômetros no dia 5 de janeiro. A prova terá largada da Ponte Hercílio Luz com percurso em direção ao continente e chegada também na estrutura. A inscrição será gratuita no site e a previsão é de 2 mil vagas.
A programação completa será atualizada também no site Viva a Ponte.