Se nos verões passados, o Aperol Spritz e o Moscow Mule dividiram a cena quase onipresentes, este ano o bom e velho gin tônica tem dominado os bares e festas. Expert na alquimia dos sabores em drinques especiais, o mixologista Felipe Palanowski, do bar Rabodigalo, em Floripa, indica receitas autorais e fáceis de replicar em casa. Três dicas que atualizam o clássico gin tônica e garantem um refresco bem-vindo na temporada de calor.
DI FIORI
60 ml gin Bulldog ou Hendricks (dê preferência a um gin leve)
1 colher de sopa de hibisco desidratado
1 morango
Gelo, bastante gelo
Água tônica
Modo de preparo: em uma taça de vinho média (em torno de 400ml) acrescente a dose de gim e mergulhe o hibisco desidratado, mexendo levemente com uma colher longa para que a mágica aconteça. Em seguida adicione o morango em fatias finas, preencha a taça com gelo e complete com a água tônica de sua preferência. Dê uma volta com a colher de bar para misturar, mas não exagere para não tirar o gás do coquetel.
BOTANICAL
60 ml de gin Tanqueray ou Beefeater (dê preferência a um gim com notas cítricas) 2 rodelas de pepino japonês 1 casca de limão siciliano 1 ramo de tomilho-limão Gelo, bastante gelo Água tônica
Modo de preparo: em uma taça de vinho média (em torno de 400ml) acrescente a dose de gin e preencha a taça com gelo. Em seguida, adicione as rodelas de pepino e uma fatia da casca de limão siciliano. Por último, complete com a água tônica de sua preferência, mexa levemente para misturar os ingredientes na taça e decore com um ramo de tomilho-limão sobre o coquetel.
SUNNY 60 ml de gin Gordons ou Seagers Silver (dê preferência a um gim com notas acentuadas de zimbro) 2 colheres de sopa de maracujá fresco 1 galho de alecrim Gelo, bastante gelo Água tônica
Modo de preparo: em uma taça de vinho média (em torno de 400ml) acrescente a dose de gin e preencha a taça com gelo. Em seguida sirva o maracujá e complete com a água tônica de sua preferência e mexa levemente para misturar os ingredientes na taça. Por último decore com um ramo de alecrim na borda da taça.
Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora, colunista e assinou coluna social durante um ano no Jornal Notícias do Dia. Hoje, concilia a produção de conteúdo em site próprio com o trabalho de relações públicas.