Texto de Ana Beatriz Freccia Rosa*
Da França à Alemanha, da Suécia à Inglaterra, quase nenhum país europeu deixa a desejar no quesito tradição natalina. Inclusive porque o clima é favorável e pede uma receita especial para se aquecer no clima festivo, com roupas especiais de Natal e saboreando alguma versão do nosso quentão.
Quase toda praça tem uma mini-feira, mas nas grandes cidades elas são o evento da estação e chegam a atrair turistas dos países vizinhos, inclusive pacotes e passagens aéreas tem preços especiais para esses destinos. Se você já está aí sofrendo com o calor tropical, veja algumas das maiores e mais tradicionais feiras da Europa.
Alemanha
Com certeza figura no topo da lista como um dos países mais conhecidos pelos mercados de Natal. Suas principais cidades – Berlim, Colônia e Munique – tem o aroma de cidra com especiarias e nozes tostadas. Não deixe de experimentar o Bratwürst e Rostbratwürst, tradicional cachorro-quente com salsicha de porco e que pode chegar até a meio metro de comprimento.
Hungria
Todo mundo ama uma torta especial de Natal e na Hungria não é diferente, já que o país é conhecido por suas delícias natalinas. Além de seu povo hospitaleiro e feliz, é claro. O Kürtőskalács é um rolo assado em um espeto e coberto com açúcar e canela. Antigamente servia-se como um doce de natal mas hoje em dia encontra-se em padarias e feirinhas de fim de semana, sendo comum até mesmo no Brasil.
Croácia
A gente ouve falar na Croácia principalmente pela praias e belezas naturais. Mas as feiras de Natal não deixam nada a desejar. Uma das cidades costeiras mais populares no verão se torna um dos destinos preferidos no inverno por conta do mercado de natal. Dubrovnik apresenta uma decoração tão linda que seus objetos e luzes decoram muros, praças, monumentos e a Cidade Velha considerada patrimônio histórico pela Unesco. Além do artesanato local e comidas natalinas locais feitas com queijo feta, destaque para o kontonjata, um doce feito a partir do marmelo.
Áustria
Escolha Viena, Salzburg ou Innsbruck como seu destino de mercados de natal no país. Em Salzburg há duas opções, como o grande mercado da Catedral, datada do século XVII ou o da praça Residenzplatz. E em Innsbruck, no coração da Cidade Antiga e também conhecida como a “Capital do Tirol”, além de encontrar mais de 70 barracas com deliciosas iguarias e lindas peças decorativas, você ainda tem uma bela vista da cidade.
Suíça
É no Monte Pilatus que fica localizada a feira de Natal mais alta da Europa, também considerada uma das mais bonitas. Situada a 7000 pés acima do nível do mar, você consegue alternar as compras com uma passeada na pista de esqui. O destaque das feiras de Natal suíças são as velas de cera de abelha e os pães feitos com gengibre.
Além de suas especialidades, no geral todos os mercados servem o mulled wine ou vinho quente com especiarias, cervejas artesanais e peças feitas à mão por artistas locais. A música natalina já não difere muito entre os países e independente da lingua falada, você irá reconhecer e se sentir em casa. O destaque também fica pelos sanduíches especiais feitos com carne de avestruz e canguru e chocolate quente com whisky ou o delicioso Bayleys.