Coronavírus: restaurantes investem em delivery como alternativa. Veja os cuidados para mais segurança. – Laura Coutinho

Diante da determinação de fechamento dos restaurantes em função da pandemia da Covid-19, que chega no Brasil (e a todos os países do mundo) impondo isolamento social, muitos restaurantes optaram pelo modelo de delivery ou take away na tentativa de mitigar seus prejuízos, mantendo algum fluxo de caixa. De fato, o impacto no setor pode ser gigantesco: são seis milhões de empregos ameaçados. 

Foto Pexels, divulgação

Nessa esteira, surgiram menus reinventados, promoções e em alguns casos voltaram até mesmo os pedidos por telefone no modelo de delivery direto, no qual não se perde um percentual das vendas, como acontece nos apps de entrega. Também surgiriam recentemente apps mais “amigáveis” com o bolso dos donos de restaurantes, como o novo Delivery do Bem

Mas precisamos de cautela. A segurança dos colaboradores e dos alimentos deve vir em primeiro lugar. Dos funcionários da cozinha aos entregadores, todos precisam estar seguros e seguirem as regras para se protegerem e também evitarem o contágio. 

Em Florianópolis, em muitos casos, o delivery foi assegurado apenas com o trabalho dos próprios donos, caso do Fogão Gastronomia, no Campeche. Já no Casa Origem, no bairro Santa Monica, há um rodízio entre os três sócios e um funcionário apenas. Na Usina do Hambúrguer, o processo de cozinha e entrega dos lanches também passou por readequação.

“Funcionários da cozinha trabalham com máscara e luva. A cada trinta minutos, eles param, higienizam as mãos e trocam os mesmos. Também instituímos limpeza com álcool na cozinha, no início e no fechamento, incluindo vidros e paredes. Quanto aos motoboy, eles pegam os pedidos em uma janelão – não entram no restaurante. Antes e depois de montar cada pedido na sacola e alcançar pra eles, eu também higienizo minhas mãos. E também disponibilizamos para os motoboy luvas, máscaras e álcool gel”, explica Talissa Pires, da Usina do Hambúrguer, que tem compartilhado os processos do restaurante no Instagram @usinadohamburguer).

Conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, os cuidados estão sendo redobrados. 

“As normas da vigilância sanitária brasileira são bastante rígidas, mas nesse momento os protocolos foram intensificadas, como a freqüência de limpeza e higienização. A equipes estão em revezamento sem sobreposição”, explica Raphael Dabdab, presidente da Abrasel/SC.

O representante da Associação também lembra que no momento é importante manter linhas diferentes de abastecimento de alimentação que não apenas os supermercados. 

Por outro lado, muitos clientes se preocupam com uma possível contaminação na comida ou no momento da entrega (confira mais abaixo uma lista de cuidados para quando receber o seu delivery).

De acordo com o infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, em matéria publicada aqui na Veja SP, são pequenas as chances de se contrair a Covid-19 pela comida ou pela embalagem. “Não há registros de que se possa contrair o coronavírus assim”, reforça o médico. E os riscos se tornam ainda menores quando todos os cuidado são observados.

O Ifood, aplicativo para entrega mais utilizado pelos restaurantes de Floripa, também anunciou que está redobrando os cuidados. Há, inclusive, a nova opção “receber sem contato físico” no app. Outra dica é ficar ligado nas redes sociais dos restaurantes com delivery e checar se esses cuidados internos estão sendo mostrados ao consumidor. Comunicar com verdade e transparência nunca foi tão importante. 

Como receber seu delivery com mais segurança 

Para diminuir a possibilidade de contágio no momento da entrega, o Jornal O Globo publicou uma lista de precauções que devem ser tomadas ao receber o delivery. 

1) Quando o entregador chegar, fique a pelo menos 1 metro de distância dele. Coloque uma cadeira na porta para ele apoiar ali a embalagem e explique que é uma medida de segurança.

2) Prefira pagamento online, mas se for pagar no momento da entrega, passe álcool gel na mão e no cartão depois de usar a maquininha. Se for pagar em dinheiro, lave muito bem as mãos em seguida.

3) Não deixe que o cartão fique próximo do alimento na hora do pagamento.

4) Escolha um lugar para desembalar os produtos diferente do local onde irá se servir. Descarte a sacola externa e higienize a superfície onde vai colocar as embalagens com as comidas. Lave bem a mão antes de pegar no recipiente onde vai servir. 

5) Depois de organizar a mesa para a refeição, lave mais uma vez a mão e, pronto, pode comer. 

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Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora, colunista e assinou coluna social durante um ano no Jornal Notícias do Dia. Hoje, concilia a produção de conteúdo em site próprio com o trabalho de relações públicas.

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