Até junho deste ano, mais de 14 mil pessoas participaram de eventos em Florianópolis, deixando cerca de R$ 18 milhões na região. Foram 26 eventos que tiveram o apoio do Floripa Convention – entidade que auxilia na captação de eventos e divulgação do destino turístico. Para movimentar ainda mais este segmento, a entidade vai realizar a primeira edição do Convention Day no próximo dia 3 de setembro, na ACM (Associação Catarinense de Medicina).
O Convention Day será dedicado ao turismo de negócios com palestras, trilhas simultâneas e painéis que irão abordar temas como o turismo de incentivo, film commission, destination wedding, gastronomia e turismo & tecnologia. O objetivo é reunir profissionais da área para um dia com muito conteúdo e networking.
A gastronomia será abordada no painel “Cultura slow food, o valor da produção artesanal” por profissionais que já estão trabalhando neste conceito. Claudio Luis Ebert, da Cervejaria Kairós, Leonardo Costa, da Freguesia Oyster Bar e Hélio João Machado, da Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente de Qualidade vão mostrar o que já está dando certo neste caminho que une gastronomia e turismo. “O turista quer experimentar tudo o que é local e artesanal. Desde que colocamos a Kairós no nosso cardápio, o rótulo vende mais do que todas as outras industrializadas juntas”, diz Leonardo Costa. O empresário do ramo de ostras aposta na experiência diferenciada. Ele leva os turistas até a plataforma flutuante onde cultiva e maneja as ostras, em Santo Antônio de Lisboa, mostra todo o processo, o frigorífico, conta histórias e encanta os turistas. Para ele, quando as pessoas entendem como funciona o cultivo da ostra, valorizam ainda mais o produto que estão saboreando.
“Florianópolis é a cidade Unesco da Gastronomia, está na quinta posição do Ranking ICCA Brasil – que enumera as cidades que mais recebem eventos internacionais, é destaque pelo ecossistema de inovação e é também a segunda cidade mais procurada por estrangeiros, segundo o Ministério do Turismo. Temos motivos de sobra para investir e falar sobre turismo de negócios”, comenta o presidente do Floripa Convention, Humberto Freccia Netto.
Nomes que são referência do mundo dos eventos confirmaram presença no Convention Day. Vaniza Schuler, consultora de turismo; e Denis Braguini, que organiza o maior evento de marketing digital da América Latina – o RD Summit; farão parte de painéis específicos. Representantes do Beto Carrero World, Buenos Aires Convention, da Decolar.com e Grupo Nexxera também estarão presentes.
Cases de sucesso dos mercados chileno e argentino serão apresentados aos participantes e o encerramento ficará sob responsabilidade de Natália Vidal, da Agência Imaginadora, com o tema ‘Posicionamento de destinos em novos mercados’.
Após as apresentações, haverá degustação de ostras, chope artesanal e cachaças.
Agende-se
O quê: Convention Day – evento sobre o turismo de negócios
Quando: 3 de setembro, terça-feira
Horário: das 14h30 às 20h30
Quando: R$ 60, associados do Floripa Convention pagam R$ 30, parceiros possuem cupom desconto
Inscreva-se aqui
PROGRAMAÇÃO
14h30 –Credenciamento
15h00 –Palestra: Estratégia de captação e retenção de clientes – Case Beto Carrero World por Luciane Gonçalves, Diretora de Vendas
16h00 – Painel: Novas oportunidades de Negócios, como posicionar sua empresa nos mercados: Turismo de Incentivo / Filmcommission / Destination Wedding.
16h10 – Vaniza Schuler (Consultora de turismo)
16h20 – Alfredo Manevy (Produtor cinematográfico)
16h30 – Barbara Erig (Cerimonialista)
16h40 – Mediador: Lucas Schweitzer (LUSCH – Organizadora de eventos)
17h00 – Coffee Break
17h30 – Trilhas Simultâneas
Trilha 01: Captação de Eventos – Case Buenos Aires Convention por Pia Caso
Trilha 02: Destino – O Perfil do Turista Chileno por Fábio Junior, Decolar.com
Trilha 03: Grandes Eventos – Case Web Summit por Ricardo Lima, Web Summit;
18h30 –Painel: O valor da produção artesanal
18h40 – Freguesia Oyster Bar por Leonardo Cabral Costa
18h50 – Cervejaria Kairós por Claudio Luís Ebert
19h00 – Meu Copo Eco por Manuela Angelim
19h10 – ACAPACQ: Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente de Qualidade por Hélio João Machado
19h20 – Mediador: Nathália Bernardinetti, SENAC SC
18h30 – Painel: Conectando Turismo e Tecnologia
18h40 – Moacir Marafon, Softplan
18h50 – Santiago Edo, Reviewr
19h00 –Denis Braguini, RD Summit
19h10 – Mediador: Edson Silva, NEXXERA
19h30 –Palestra de encerramento: Posicionamento de destinos em novos mercados – Case Chile por Natalia Vidal da Agência Imaginadora e SERNATUR / CHILE.
20h30 – Encerramento com degustação de ostras, chopp e cachaças artesanais.