Em um ponto histórico da cidade, os galpões que já abrigaram a Empresa Nacional de Navegação Hoepcke passam, a partir de novembro, a ser morada para o Armazém Rita Maria. O complexo multiuso próximo à Ponte Hercílio Luz terá 2 mil metros quadrados de área restaurada.
Os seis galpões com 125 anos de existência passaram por um minucioso processo de restauração e receberão 22 operações das mais variadas áreas, além de galeria de arte, auditório e praça de uso semi-público com espaço kids. A Rua Henrique Valgas, em frente aos galpões, receberá ainda uma obra de revitalização.
Entre algumas das operações já confirmadas estão Freddo Gelateria, Oakberry Açaí, Casa de Chá Mayra Pauli, Noir Sushi, Al Amir Culinária Árabe, On Bier Cervejaria, Coffee Train, Bruna Doces, Gare du Vin Wine Bar, Fierezza Pizza e Franz Cabaret, no Casarão integrado ao complexo. Mais de 90% dos espaços já foram comercializados. Também faz parte do complexo o Centro Executivo Carl Hoepcke que, com suas contemporâneas torres envidraçadas, contempla 93 espaços comerciais.
Os frequentadores também terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da construção e, naturalmente, da própria Ilha de Santa Catarina:
“Aos poucos, o prédio vai contando a sua história. Podemos visualizar na alvenaria, nas aberturas das paredes, nas estruturas de madeira. Também observamos a arquitetura industrial e comercial daquela época”, comenta o arquiteto restaurador Jonathan Carvalho que, ao lado de uma equipe multidisciplinar envolvendo arquitetos, engenheiros e a família proprietária, foi responsável por devolver o local à cidade.