Evento cultural dos mais importantes do Estado, a Maratona Cultural de Florianópolis confirma a sua 7ª edição para os dias 16, 17 e 18 de agosto. Serão 42 endereços da cidade que receberão música, de teatro, exposições, cinema e outras artes.
Para abrir a programação, Xênia França se apresenta na sexta-feira (16), às 20h30, no palco da Escadaria do Rosário. Aclamada como uma das vozes obrigatórias da nova música produzida no Brasil, Xênia viu seu delicioso álbum de estreia concorrer em duas categorias no Grammy Latino 2018: Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa e melhor canção em língua portuguesa (Pra que me chamas?)
Já no sábado a programação no palco inicia às 15h com DJs e bandas catarinenses aquecendo o público para o show da banda Francisco, El hombre, outro destaque recente da música brasileira.
Nesta edição, o Centro de Floripa, que tem vivido uma fase especial de efervescência cultural, volta a ser o coração da Maratona, integrando bares, praças, teatros e espaços públicos. Um dos destaques será o Circuito de Bares com seis endereços do lado leste do centro participando do evento e fortalecendo suas atividades ao longo do final de semana.
As ruas do Centro também serão palco dos espetáculos de teatro – ao todo, 15 apresentações teatrais, sendo nove de grupos de outras cidades catarinenses, serão realizadas pelas praças e espaços públicos.
A SC-401 também se fortalece nesta edição da Maratona Cultural de Florianópolis, recebendo atrações no Passeio Primavera, Square SC e Corporate Park. Já no leste da Ilha, a Lagoa da Conceição também recebe três espetáculos de teatro e sessão de cinema na Casa das Máquinas, além da já tradicional contação de histórias em um passeio de barco pelas águas da Lagoa.
Maratoninha Cultural, Mostra de Dança e exposições
Já o espaço da Maratoninha Cultural será montado no Largo da Catedral Metropolitana, com uma programação diversificada das 10h às 19h, no sábado, e das 10h às 15, no domingo (18). Biblioteca, mostra de cinema, contação de histórias e espetáculos teatrais integram a programação do espaço dedicado às crianças.
As artes visuais terão um destaque à parte na programação, com 19 exposições abertas ao público durante o final de semana da Maratona Cultural. Na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, localizada na Praça XV de Novembro, a artista Lela Martorano apresenta a exposição “Extravios”, com curadoria da especialista Francine Goudel, montada especialmente para a Maratona Cultural. Já o teatro do CIC será o endereço da dança, com a Mostra de Dança Maratona Cultural, no sábado (17), às 19h, seguida pelo espetáculo de sapateado “Se não Agora, quando?”, da Cia Trupe Toe.
Para encerrar o final de semana multicultural, a Orquestra de Baterias de Florianópolis é realizada em paralelo à Maratona Cultural. Mais de 20 mil pessoas devem prestigiar a 7ª edição do evento, confirmado para o dia 18, desta vez na Passarela do Samba Nego Quirido. A edição deste ano promete reunir cerca de 700 bateristas para executarem juntos 10 músicas, batendo, mais uma vez, o recorde de bateristas tocando simultaneamente. O projeto já é o maior das Américas.
Serviço
O quê: 7ª Maratona Cultural de Florianópolis
Quando: dias 16, 17 e 18 de agosto.
Quanto: programação é integralmente gratuita; nos locais fechados e que possuem indicação de lotação os ingressos poderão ser retirados uma hora antes do início da atividade, no próprio local.
Há apresentações com acessibilidade e tradução em libras.
Programação completa: www.maratonacultural.com.