A minha amiga e jornalista carioca Renata Araújo, do You Must Go, conta quais são os 5 melhores restaurantes do Rio de acordo com os resultados das últimas premiações do segmento. Ou seja, aqueles que se você ainda não conhece, vale a pena marcar na agenda para a sua próxima visita à Cidade Maravilhosa.
>> 10 dicas de hotéis e restaurantes em Florianópolis
Fasano al Mare
O restaurante do Hotel Fasano é comandado pelo chef italiano Paolo Lavezzini, que faz uma cozinha autêntica de sua terra natal. O ambiente é elegante e refinado, com colunas de mármore branco nacional, cortinas de linho branco e um bar envidraçado.
O Fasano al Mare levou os 5 garfinhos no Rio Gastronomia e o prêmio de melhor italiano no Veja Comer&Beber. De segunda à sexta, na hora do almoço, o mezzo giorno (menu executivo) com entrada, prato principal e sobremesa tem preço fixo e é uma ótima opção para conhecer a culinária italiana do restaurante.
Lasai
O restaurante, que tem 1 estrela Michelin, é comandado pelo chef Rafa Costa e Silva, que já ganhou o prêmio de melhor chef por 3 vezes! Neste ano, o Lasai conquistou o prêmio de melhor contemporâneo pela Comer & Beber e os 5 garfinhos do Rio Gastronomia.
Localizado em um sobrado de 1902, o ambiente é moderno, com móveis de madeira, adega e uma cozinha aberta. No segundo andar, um terraço aconchegante com jardim vertical. No cardápio, duas opções de menu degustação, onde são priorizados os produtores e pescadores locais e a sazonalidade dos ingredientes de suas hortas.
Mee
O restaurante asiático do Hotel Copacabana Palace também carrega 1 estrela Michelin. Além de levar para casa os 5 garfinhos do Rio Gastronomia, também conquistou o prêmio de melhor oriental pela Veja Comer&Beber. O ambiente é sofisticado, com tons de vermelho, e com todo o glamour de estar no hotel mais tradicional da cidade.
Sob o comando do chef Kazuo Harada, o cardápio tem opções para todos os gostos, desde os clássicos sushis até o exótico ouriço do mar.
Naga
Do grupo paulistano Nagayama, foi eleito o melhor japonês do Rio pela Veja Comer & Beber, e ganhou também os 5 garfinhos do Rio Gastronomia. O ambiente é contemporâneo mas com forte presença das tradições japonesas.
Sob o comando do chef Raul Ono, no almoço executivo, de segunda a sexta, é possível montar uma refeição completa, chamada de Bentô. Um dos destaques do Naga é a carta de saquês, assinada pela especialista Yasmin Yonashiro.
Oro
O restaurante do chef Felipe Bronze, que já foi eleito cinco vezes o melhor chef do ano, abriu em novo endereço no ano passado. No Rio Gastronomia, levou os 5 garfinhos para casa. O ambiento, com dois andares e cozinha aberta, é super aconchegante. Um projeto impecável do arquiteto Eduardo Novaes.
No cardápio, o destaque é a brasa, já que o restaurante conta com um forno a carvão, uma parrilla e um yakitori japonês. Os pratos sempre privilegiam a cozinha brasileira, mas com influências espanholas, japonesas e argentinas. São oferecidos apenas dois menus: o Criatividade, feito diariamente com produtos de mercado, e o Afetividade, mais enxuto, feitos na medida para quem quer apenas dois pratos.
* Por Renata Araújo, jornalista do You Must Go Blog