Por que é tão difícil ver fotos inspiracionais com mulheres negras? O questionamento generalizado motivou a ação de duas meninas, a jornalista Gabrielle Estevans, radicada em Floripa, e a redatora publicitária Joana Mendes, de SP, que estão tentando criar um novo cenário.
O projeto, que está no catarse para financiamento coletivo, foi batizado de Young, gifted and black em homenagem à canção de Nina Simone, que conta o que é ser “jovem, brilhante e negro” e considerada um dos hinos do movimento negro durante o período da luta pela igualdade de direitos civis.
A ideia das meninas é, depois da fase de financiamento, disponibilizar um banco de imagem com 21 fotos de mulheres negras para serem baixadas gratuitamente e em alta resolução. Para fins comerciais, as fotos serão vendidas por um preço justo.
“A maior parte desse projeto será feita por mulheres negras, que queremos que sejam bem remuneradas pelo seu trabalho — já que são as que menos ganham dentro da nossa sociedade. Dizem que levamos 21 dias para se mudar um hábito. Justamente por isso, esse projeto terá 21 fotos: cada uma para um dia de um novo hábito, o de ter mulheres negras em mais espaços”, explicam Gabrielle e Joana.
Para saber mais ou ajudar, clique aqui.