Um dos bares mais bacanas da cidade, o Tarsila, em anexo ao Empório Capella, aproveita a temporada de frio e lança cardápio de inverno com bebidas quentes.
Sempre inovando, o mixologista e pesquisador Vini Laurentino usou entre as matérias-primas a premiada cachaça mineira Antonieta, ganhadora da medalha de ouro no Mundial de Bruxelas 2019.
Na nova carta, entre os destaque estão duas bebidas servidas aquecidas, perfeitas para esquentar as noites frias de inverno. O drinque Ana Terra é uma releitura do tradicional e brasileiríssimo quentão, feito com vinho Merlot, cachaça Antonieta amburana com infusão de cravo e canela, suco de gengibre e xarope de hibisco com açúcar mascavo. Para completar a experiência, o drink é servido acompanhado de pé de moleque e paçoca. Uma boa forma de nos transportar para as saudosas festas juninas.
“O quentão em geral é feito com bebidas de qualidade não tão boa. Quis valorizar o drink, utilizando vinho e cachaça de ótima qualidade e estimulando que as pessoas também reproduzam a bebida em casa com bons rótulos”, compartilhou Vini.
Outra releitura na carta nova do Tarsila é o Urutu, uma releitura do tradicional eggnog, bebida semelhante à gemada servida nos Estados Unidos na época de Natal. No eggnog manezinho estão uísque, rum, xarope de mascavo, pasta de amendoim, ovo e leite desnatado. A bebida ainda ganha a cobertura de biscoito de alfarroba e cacau em pó.
O menu invernal ainda conta com outros quatro drinks: Semana de 22, também servido quente, uma releitura do Hot Toddy, com rum spiced da casa, xarope de mel com laranja, xarope de gengibre e água quente, o La Rentrée, com rum, ganache de chocolate, vinho de porto, blend de amaros, espuma de café e raspas de chocolate, o Antropofagia, uma criativa releitura do Bloody Mary, com vodka com infusão de shitake e funghi, e o Idílio, com uísque, lillet, vermute, licor de camomila com mel e bitter orange.
Além das novidades, outro atrativo do Tarsila é ter suas mesas ao ar livre, espaço que nesta estação ganha estratégicos aquecedores de ambiente.
Quentão especial em casa
Na receita abaixo, o mixologista Vini Laurentino ensina a fazer um quentão especial em casa. A dica é usar insumos de qualidade.
“A Cachaça Antonieta armazenada em Amburana tem notas de especiarias, como baunilha e canela, trazendo ainda mais sabor ao quentão”, explica o mestre cachacier Renato Bittencourt.
Ingredientes
500 ml vinho cabernet ou merlot
150 ml cachaça Antonieta amburana
5 gramas de cravo
5 gramas de canela
100 gramas açúcar mascavo
1 laranja
1 maçã vermelha
Rende: 8 porções
Em uma panela, acrescentar o vinho com as especiarias e açúcar. Deixar no fogo, mexendo de vez em quando para misturar o açúcar.
Quando ferver, desligar o fogo e acrescentar a cachaça.
Servir em xícaras e decorar com uma fatia de laranja e outra de maçã.