Velha infância: marca Nubo, de Florianópolis, promove um encontro entre afeto e sustentabilidade

Infantil, sem infantilizar. Confortável, mas com um perfume vintage. Assim são as peças da Nubo, marca nascida há nove meses e que carrega no DNA um autêntico propósito sustentável e social. 

Foto Nubo, divulgação

Foi observando como as crianças se vestem em Londres, onde morou, que  germinou em Marina Braga a sementinha da Nubo (nuvem, em Esperanto). Ex-funcionária do mercado financeiro, a administradora reparou que na Inglaterra as crianças se vestiam de forma diferente em relação às crianças no Brasil: infantis, mas não infantilizadas, com roupinhas charmosas e confortáveis, tecidos diferentes e um jeitinho de antigamente.

“Algumas mães que eu conheço também comentavam que compravam roupas na parte masculina para as filhas porque as de meninas tinham muitos elementos femininos. Percebi aí uma demanda e aliei a isso os meus propósitos pessoais de sustentabilidade e preocupação social”, diz Marina. 

Marina Braga. Foto Nubo, divulgação

As peças são elaboradas pensando no uso de ambos os gêneros, meninos e meninas entre 6 meses e 4 anos, e transitam entre roupa para brincar e passear na mesma proposta, sempre com foco no conforto. A matéria-prima são tecidos reciclados e orgânicos do Brasil, feitos através de cooperativas, malhas sustentáveis feitas com resíduos têxteis ou com poliéster de garrafa pet.

Foto Nubo, divulgação

A preocupação não é apenas com famílias que compram as peças, mas o que está por trás da produção: 

“As costureiras que fazem as peças são mães que conheci pessoalmente, pessoas muito habilidosas mas que não trabalham com grandes marcas por causa dos prazos que exigem longas horas de trabalho por dia. Elas preferem marcas pequenas que flexibilizam os prazos, se organizam de acordo com a rotina que preferem e assim têm mais tempo com a família e filhos”compartilha Mariana. 

Foto Nubo, divulgação

No âmbito social, a Nubo apoia a Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó, filiada ao Instituto Vilson Groh, doando 2% do faturamento.

“Meu sonho com a Nubo é ver crescer a ideia de vestir as crianças de forma mais consciente. Prezar sempre pela qualidade para as peças se tornarem grandes companheiras e construírem memórias nas infâncias. Fazer da marca um apelo, um manifesto, uma força para construir um mundo melhor”, compartilha Marina. 

Nubo, divulgação

As vendas da Nubo são feitas principalmente através do site, mas também há três pontos físicos: a Viva Colaborativo, no Centro de Florianópolis, Santa Maria Casa, no Mercado São Jorge do Itacorubi, e a Nossa Casa, em Balneário Camboriú.

Nubo, divulgação

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Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora, colunista e assinou coluna social durante um ano no Jornal Notícias do Dia. Hoje, concilia a produção de conteúdo em site próprio com o trabalho de relações públicas.

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