Sabor e saúde: nutricionista dá dicas sobre os benefícios e as maneiras de desfrutar dos chás

Texto de Mariana Perassa*

O tão esperado friozinho de outono vem chegando e para desacelerar um verão movimentado, nada melhor do que se enrolar no edredom com uma xícara fumegante de chá.

Hoje em dia encontrados até mesmo em receitas de drinks para os momentos mais animados ou de sobremesas que levam o benéfico matchá, os chás possuem as mais diversas finalidades e composições.

Tea Shop, divulgação.

Craque no assunto, a nutricionista e sommelière de chás Luiza Kasulke conta pra gente como incluí-los – em seus mais diversos sabores e benefícios – no dia a dia.

Reinfusione

Você sabia que alguns chás podem ser reinfusionados? Ou seja, após tomar o seu chá preferido, não jogue fora pois você pode reinfusioná-lo para tomar outra xícara ou para usar como ingrediente em receitas. Uma ótima utilidade para essas reinfusões é para, por exemplo, cozinhar os vegetais e proteínas da sopa ou no feijão! Você pode utilizar o chá verde, que por ser suave, não irá alterar o sabor da sopa, mas irá agregar antioxidantes, vitaminas e alguns minerais como o ferro.

Chá defumado 

Outra opção interessante especialmente para vegetarianos é utilizar o chá defumado, que além dos benefícios traz sabor e remete ao aroma de bacon.

Tea Shop, divulgação.

Alecrim 

O alecrim também tem mais de um benefício: se ingerido, pode auxiliar na digestão, se inalado (aromaterapia) auxilia na memória e clareia a mente, e para os cabelos ajuda a reduzir a oleosidade e é estimulante dos folículos capilares, ótimo para ajudar o cabelo a crescer.
Preparo da infusão: 1-2 col de chá da erva seca para 200ml de água infusionar por 8-10 minutos.

Chai latte 

Agora para o inverno uma excelente pedida é o Chai latte! Inclusive é possível substituir o leitedfe vaca  por leite de amêndoas ou de aveia. Para o preparo, é necessário o chá preto indiano e especiarias, dentre elas: canela, cravo, gengibre e cardamomo. Para fazer um chai sem estimulante, você pode substituir o chá preto por Rooibos, um arbusto sul africano rico em minerais e vitaminas, com sabor naturalmente adocicado.

Preparo original da Índia: ferver o leite com as especiarias por 5 minutos, depois acrescentar o chá preto e deixar por mais 4 minutos. Na Índia,  o chai latte é adoçado com muito açúcar. Você também pode substituir pelo açúcar de coco. 

Comments

comments

Mariana Perassa

Escrito por Mariana Perassa

Graduanda de Engenharia de Transporte e Logística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Já morou em Nova Iorque, Califórnia e França e atualmente divide-se entre Joinville e Florianópolis. Apaixonada por viagens, cultura, inovação e comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *