O novo Sul da Ilha: cinco lugares imperdíveis para conhecer no Rio Tavares

Matéria elaborada em parceria com o Multi Open Shopping e Offices 

Nem tanto ao Sul, quase na divisa com o Leste, a região do Rio Tavares tem abrigado novas e bacanas propostas gastronômicas e de entretenimento. Estimulados pela acelerada urbanização recente, novos negócios despontam na região, mas sem deixar de lado o DNA que caracteriza a vibe Sul da Ilha, agregando sustentabilidade e qualidade de vida aos seus propósitos, numa pegada meio slow living.  Bom para os moradores, que já contam com opções sem precisar se deslocar até a Lagoa ou o Centro, e ótimo para a cidade como um todo, já que o novo mix tem tanta qualidade que consta em listas dos melhores em seus segmentos (pelo menos nas minhas listas!).

Além dos cinco lugares indicados aqui abaixo, outro super reforço inaugura em novembro na região: o Multi Open Shopping e Offices. Entre os empreendimentos mais bacanas do shopping, está O Botânico, um misto de restaurante de comida saudável, floricultura e bar de drinques, a Costelaria, que dispensa apresentações, e uma cinema, já super celebrados entre os moradores. O Impact Hub também deve se instalar por ali a partir de março, com coworking que certamente ajudará na conexão entre empreendedores locais.

Enquanto o empreendimento apronta sua chegada, conheça espaços que já valem a visita na região:

Fogão Gastronomia 

Quintal Rosa Fotografia, divulgação

Uma das revelações recentes cuja boa fama já expandiu os domínios do bairro, conquistando clientes de todas regiões da Ilha. Tenho acompanhado a evolução do Fogão , e estão cada vez melhores na curadoria de menu e fornecedores, no atendimento e no sabor dos pratos. No almoço, servem um gostoso menu executivo, com três variações de pratos, mas é no jantar que o Fogão brilha mais.

Recentemente jantamos lá e comemos vieira da Caiera da Barra do Sul, siri mole, ragu de ossobuco e camarão com purê de batata doce. Pra encerrar, brigadeiro de cacau acompanhado de sorvete de amendoim. O cardápio praticamente todos os dias, reflexo de uma busca incessante por alimentos frescos. Tudo com muito sabor, priorizando orgânicos e produção local. Pra acompletar, o atendimento também é ótimo. Veredito: com apenas dez meses de vida, já é um dos meus preferidos na Ilha.

Siri Mole. Quintal Rosa Fotografia, divulgação
Vieira. Quintal Rosa Fotografia, divulgação

Servidão dos Artistas, 35, Rio Tavares
Mais infos aqui. 

Shira Cozinha Vegana

Shira, divulgação

Para quem acha que comida vegana é sem sabor, sugiro dar uma chance pro Shira, onde é bem provável que você largue de mão esse preconceito. Os pratos tem aplicação de técnicas gastronômicas e uma inspiração bem contemporânea. Quer um exemplo das delícias do cardápio? Moqueca vegana, bolinho de legumes com chutney de manga, bifum com coração de bananeira (coheci lá e adorei),  kibe de pinhão e abóbora e feijão carioquinha com funghi. O ambiente é simples, e também há opções de sucos e sobremesas funcionais. Funciona no formato de bufê, só para almoço.

Shira, divulgação

Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3137 – Rio Tavares
Mais infos aqui. 

Engelk Pães e Cia

Se almoçou no Shira, sugiro o café ou chá na Engelk, que fica quase ao lado. Café da manha ou da tarde também são ótimos no espaço comandado pela alemã Engelke von Schwanenflügel e onde se privilegia o uso de ingredientes orgânicos, regionais ou artesanais. Além de padaria com pães de fermentação natural (pão alemão, 100% centeio e  pão com castanha do pará estão entre as opces) também tem doces e tortas – experimente a de pistache ou a torta estilo cheesecake, de iogurte com laranja e café. Na verdade, tudo é bom por ali.  Ambiente simples e sossegado, para degustar o entorno e as delícias sem pressa.

Caracol de canela. Engelke, divulgação

 

Servidão Elpídio da Rocha, 90
Mais infos aqui 

Natú 

Já não é novidade, mas o Natú segue uma das melhor opções da cidade quando o assunto é comida saudável. Smothies, tapiocas de vários sabores, omeletes, hambúrguer vegetariano de grão de bico ou lentilha e bolos deliciosos, tudo sem açúcar refinado ou farinha branca. Servem também almoço (o Natú não é o lugar ideal para um almoço rápido,  eles tem um ritmo próprio e não usam micro-ondas). Entre os meus preferidos do cardápio: feijoada vegana, coxinha fit de frango e batata doce e o bolo de cacau vegano.

Coxinha fit. Natú, divulgação
Bolo de cacau vegano. Natú, divulgação
Omelete com brócolis e palmito. Natú, divulgação

Servidão Aguiar, 41, RioTavares
Mais infos aqui. 

We Plant Ateliê

Quintal Rosa Fotografia, divulgação

Não se trata de bairrismo, mas a floricultura mais charmosa de Floripa está no Rio Tavares. Na We Plant, a arquiteta e florista Maria Mercadante Bedrikow monta arranjos únicos, empregando toda a sua paixão por botânica e respeitado as formas meio caóticas, mas não menos belas, da natureza. Vale a visita na casinha com cara de jardim encantado, um papo com a Maria e a compra de um buquê para alguém especial. Os terrários também são lindos!

Quintal Rosa Fotografia, divulgação
Quintal Rosa Fotografia, divulgação

Quinta Rosa Fotografia, divulgação

Servidão Elpídio da Rocha, 330. Rio Tavares
Mais infos aqui. 

 

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora e colunista. Hoje, concilia o site próprio com uma coluna semanal no jornal Notícias do Dia, em Santa Catarina, e o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

2 respostas para “O novo Sul da Ilha: cinco lugares imperdíveis para conhecer no Rio Tavares”

  1. Moro na Caieira da Barra do Sul e gostaria de saber onde comer vieiras e as outras delicias que coitaste. Um mapinha seria muito util. Obrigada!

  2. Laura nos do natu agradecemos a indicação e carinho estamos buscando cada vez mais melhorar e se encaixar na necessidade do nosso público !! Ficamos imensamente felizes em agregar alimentos do bem e conhecimento aos nossos clientes amigos, e felizes por termos clientes como vc que conseguem ver nosso DNA é nossa estilo de promover o que temos de melhor 🤗👏🙏❤️. Iremos entrar com café da manhã saudável nossos clientes estão ansiosos por isso😊 , e nós também!!! Desejo prosperidade e luz no caminho de todos nós . Gratidão mais uma vez e seja sempre bem vinda 🙏😌🙌.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *