A magia está no ar: designer ensina como usar o efeito furta-cor, tendência de decoração para 2018

* Texto da designer de interiores Patrícia Nobre

O ano ainda não acabou, mas já começamos a ver as tendências para 2018 brilhando por todos os lados

Os tons de rosa e os metálicos continuarão em alta nas decorações do próximo ano, mas uma tendência em especial vem invadindo os ambientes por aí – o efeito iridescente, também conhecido como efeito furta-cor.

Essa é uma tendência super contemporânea que já é vista no mundo da moda faz um tempo e cada vez mais vem sendo inserida na arquitetura e decoração.

O efeito iridescente na decoração traz um toque de magia e descontração aos ambientes devido aos reflexos coloridos que se modificam de acordo com a incidência de luz.

Geralmente esse efeito é associado a uma decoração mais futurista ou a uma decoração mais feminina, mas não há regras. São várias as maneiras que podemos inserir essa tendência no décor.

Para quem tem dúvidas de como manter o equilíbrio e o bom gosto na hora de aplicar o efeito iridescente, listei abaixo algumas dicas de como utilizar todo esse brilho sem erros!

1 – Estão sendo lançados inúmeros revestimentos de piso e parede com efeito iridescente. Sabe aqueles famosos azulejos de metrô? Até eles estão ganhando um colorido a mais. Inserir esse furta-cor na parede da cozinha ou em detalhes do banheiro é uma escolha certa!

Reprodução Pinterest
Cozinha com revestimento de parede furta-cor. Reprodução Pinterest

2 – A madrepérola é um clássico quando se fala em iridescência. Ela tem a capacidade de trazer aos ambientes um toque sofisticado e delicado. O seu brilho furta-cor é suave e remete ao oceano, o que pode ser muito interessante para quem deseja criar um ambiente mais sereno e com clima praiano sem abrir mão do brilho.

Tijolinhos de madrepérola garantem o furta-cor em uma decoração mais suave. Reprodução Pinterest

3 – Outra forma interessante de inserir a iridescência no décor é aplicando películas furta-cor em vidro ou acrílico. Um box furta-cor pode trazer muita originalidade na decoração do seu banheiro.

Box de vidro fixo com película furta-cor. Reprodução Pinterest

4 – Na arquitetura, materiais especiais e iridescentes estão colorindo as fachadas e criando efeitos incríveis que mudam de cor conforme o ponto de vista do observador.

Fachada furta-cor elaborada por um escritório espanhol. Foto reprodução

5 –  Para os que preferem ousar menos e deixar as paredes sem muito colorido, mas ainda assim querem entrar no clima iridescente, é possível inserir o efeito de uma forma mais suave e pontual através de peças de iluminação e adornos. Deste modo fica garantida uma decoração cheia de estilo e elegância.

Detalhes iridescentes trazem estilo sem exageros. Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Talheres e vasos iridescentes. Reprodução Pinterest
Pendente furta-cor. Foto Reprodução

 

 

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora e colunista. Hoje, concilia o site próprio com uma coluna semanal no jornal Notícias do Dia, em Santa Catarina, e o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *