Hot spot cervejeiro: com clima despretensioso e curadoria atenta à produção catarinense, bar Entreposto faz sucesso em Floripa

Matéria elaborada em parceria com a Cervejaria Entreposto*

Final de tarde de uma sexta-feira quente de janeiro. O Centro de Florianópolis está meio vazio, mas uma esquina concentra uma pequena multidão bastante heterogênea, que mistura desde engravatados até caras de bermuda e chinelo. Trata-se do Entreposto, bar de cerveja artesanal que virou sucesso quase instantâneo na cidade. Tanto que o pequeno espaço interno de apenas 50 metros quadrados e seis mesas não impediu o bar de superar e muito a capacidade inicial graças ao uso pelo público da área externa, no térreo de um edifico comercial.

Entreposto, divulgação
Entreposto, divulgação

– Abri aqui para ser o escritório da cervejaria, receber os clientes durante o dia a à noite vender cerveja para ajudar a pagar os custos do ponto. Não esperava tanto sucesso – comenta Ronaldo Dutra Ferreira, proprietário do local e também sócio da cervejaria Bruxa do Bosque, que em breve vai vender sua produção no Entreposto.

Entre os motivos do sucesso estão o despretensioso clima de sala de casa, onde  todos parecem se conhecer (e onde é possível facilmente se integrar tendo a cerveja como interesse comum), e a curadoria afiada de Ronaldo, uma das lideranças quando o assunto é a crescente e qualificada produção de cerveja artesanal em SC. Cerca de 50 cervejas, boa parte delas catarinenses, se alternam nas  12 torneiras do bar. Por mês, são vendidos 2 mil litros de cerveja.

O preço de R$ 10 é único para qualquer rótulo vendido e as cervejas são praticamente o único produto por ali. Para petiscar existem três opções (linguicinha húngara, biscoito de trigo e provolone desidratado), mas é possível pedir entrega de outras opções do entorno, como pizza e hambúrguer.

Opções de petiscos do Entreposto, onde muita gente também vai encher seus growlers com cerveja artesanal.

Por lá, experimentei a surpreendente Catarina Sour Morango San Andreas da Unika, uma cerveja feita com morango no estilo que tem crescido recentemente e dividido as atenções com as já consagradas IPAs, que correspondem a 25% das vendas do Entreposto. Deste segmento, também experimentei a lupulada Kairós West Coast, uma American IPA, que estava entre as preferidas dos clientes nesta noite.

Entreposto, divulgação

Uma vez por mês, o Entreposto promove um evento com food truck e música (vale acompanhar a programação no @entrepostofloripa).

Mesmo com público feminino crescente, o ponto ainda é dominado por homens – aliás, provavelmente seja o único bar de Floripa com grande maioria masculina: fica a dica para as solteiras).

O bar também tem filial também no bairro Santa Monica ( Rua. Doutor Agostinho Sielski, 67, sala 103).

Bar Entreposto
Rua Alves de Brito, 141, loja 4, Centro
Terça a sexta, das 17h às 22h, e aos sábado das 15h às 21h.
Facebook.com/EntrepostoFLN

* Matéria integrante do especial Hot Spots de Verão. Me escreve para saber mais:  
contato@lauracoutinho.com.br

 

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora e colunista. Hoje, concilia o site próprio com uma coluna semanal no jornal Notícias do Dia, em Santa Catarina, e o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *