Hot list! 8 novidades gastronômicas para conhecer nesta primavera em Florianópolis 

Se no inverno o delivery reina, na primavera é hora de sair do casulo e conferir in loco as novidades gastronômicas da cidade. Fizemos uma lista com os restaurantes e bares recém-abertos em Florianópolis, e outros já bem conhecidos que renovaram seus cardápios para esperar a chegada do calor.

Confira e complemente a lista nos comentários com mais novidades:

Ao Zeca

Inaugurado no inverno, o Ao Zeca, com sua varanda convidativa,  deve seguir na nova estação com o sucesso que já tem feito no Passeio Primavera . Sucesso, aliás, bastante previsível considerando o talento dos protagonistas da proposta: Nando Aquino e Bruno Bittencourt (FairyLand e May) e Duda D’Acampora (Bistrô D’Acampora). O restaurante super charmoso presta homenagem ao pai de Duda, Zeca, chef que marcou época na gastronomia da cidade. O nome que  deixou saudades também inspirou alguns pratos da cozinha chefiada por Fábio Coelho.

Foto divulgação

O restaurante super charmoso abre para almoço, quando oferece um menu executivo nos dias de semana,  e para jantar, com opções à la carte. O menu enxuto, que sempre sofre alterações de acordo com a sazonalidade dos ingredientes, ajuda na escolha certeira. Experimentei o delicado siri manga e o risoto de lagosta com maçã verde e não me arrependi, ambos estavam deliciosos e leves.

Mignon com risoto de parmesão. Foto divulgação
Bolinho de salmão com pesto. Foto divulgação
Finalização do risoto de lagosta com maça verde. Foto divulgação

A coquetelaria é outro ponto alto do Ao Zeca, com uma boa carta drinques, além de cervejas, vinhos, champanhes e espumantes.

Ao Zeca 
Passeio Primavera, Rodovia José Carlos Daux 4150, Florianópolis
Segunda a sábado das 11h30 às 14h30 e das 19h às 23h
Domingo das 12h às 17h.

Tarsila  Bar de Coquetéis 

O único da lista que ainda não reconheci, mas, como foi muito bem recomendado por especialistas em drinques, indico com tranqüilidade por aqui. O Tarsila fica anexo ao simpático Empório Capella, no Morro da Lagoa (já comentamos sobre o Capella aqui).

O conceito do bar mistura coquetelaria autoral e clássica com arte, com drinques batizados com nomes de artistas do movimento modernista brasileiro. O gin tônica da foto abaixo, por exemplo, chama-se Carlos Drummond de Andrade. Por trás da novidade, está  o experiente mixologista Vinicius Laurentino, que também presta consultoria para bares e restaurantes da cidade, e agora também oferece ao público um workshop mensal no Tarsila sobre como fazer drinques em casa.  Com uma área externa deliciosa para aproveitar as noites quentes, o Tarsila também recebe shows de músicos locais.

Foto reprodução
O drinque Tarsila, em homenagem à pintora Tarsila do Amaral leva cachaça Antonieta, licor de limão cravo com cumaru, xarope de jabuticaba e angostura.   Foto reprodução

Tarsila Bar de Coqueteis 
Rodovia Admar Gonzaga, 3730
Sexta, sábado e domingo, das 16h às 23h.

Kebab Faruk

O lugar super simples na subida do Morro da Lagoa abriga uma das mais saborosas comidas árabes da cidade. Cardápio é enxuto e mais restrito a lanches, como os sanduíches do tipo kebab . Não deixe de experimentar a porção de falafel, as esfihas e o húmus (pasta de grão de bico) com pão tipo folha, receita de família que é reproduzida  no local.

Preço justíssimo e atendimento super simpático do Faruk, refugiado sírio que escolheu Floripa para viver e trouxe também o irmão e o pai pra montar o time.

Foto divulgação
Foto divulgação
Rodovia Admar Gonzaga, 3668, Itacorubi, Florianópolis
Todos os dias, das 18h à meia-noite

Novos pratos do Jay Bistrô

Um dos chefs mais conceituados de Floripa, Eudes Rampinelli demonstra que tem fôlego e repertório criando novo cardápio primavera-verão para o seu Jay Bistrô, em Jurerê Internacional. Aos best sellers do restaurantes foram agregadas novas opções que utilizam ingredientes regionais , como  berbigão, marisco e ova de tainha curada. Outra novidade bem-vinda são as opções glúten free e vegetarianas discriminadas no cardápio.

Os meus preferidos entre as entradas foram a salada Roland Garros ( mix de folhas orgânicas, queijo camembert gratinado, nozes carameladas, tomate sweet com mel de bracatinga) e os mariscos ao vapor com farofa com ovas de tainha, emulsão de limão-galego e pimenta-rosa de Jurerê e o bacalhau em lascas, gema de ovo confitada em azeite, batata crocante e purê de azeitona negra.

Salada Roland Garros, com camembert gratinado. Foto divulgação
Mariscos ao vapor com farofa com ovas de tainha. Foto Rogério Amendola
Bacalhau em lascas, gema de ovo confitada em azeite, batata crocante e purê de azeitona negra .Foto divulgação

Entre os principais, adorei o  linguini ao vôngole com lâminas de bottarga e emulsão de sauvignon blanc da Serra catarinense.

Linguini ao vôngole com bottarga.  Foto Rogério Amendola

A sobremesa nova também foi um dos destaques: uma releitura da cuca, tradição catarinense, feita com azeite e combinada à banana caramelada, crumble e sorvete de mascarpone.

Foto divulgação

Jay Bistro
De terça a sábado, as 19h30 à meia-noite.
Avenida dos Búzios, 1.136, Jurerê Internacional, Florianópolis
Contato: (48) 3364-5997

Organic Press no Multi Open Shopping

A marca de sucos abriu sua primeira loja conceito com cardápio estendido que inclui combo de café da manhã,  ovos, sanduíches com pão de fermentação natural, quiches e empadas integrais, além de doces funcionais. O menu tem opções veganas, além de opções de sem glúten e sem lactose.  Tudo assinado pela chef Vivi Chies e com a mesma qualidade a sabor que já conhecemos nos sucos.

Foto Paulinho Sefton
Foto Paulinho Sefton
Foto Paulinho Sefton


Aqui e aqui mais infos sobre a nova loja.

Organic Press no Multi Open Shopping 
De terça a sábado, das 8h às 20h. Domingo, das 11h30 às 18h.
Multi Open Shopping: Rod. Drº Antônio Luiz Moura Gonzaga, nº 3339 Florianópolis. 

Lámen San

Na Lagoa, o Lámen San é dedicado a servir o prato japonês, uma espécie de sopa com macarrão, carne de porco e vegetais. Por ali, tudo é bem caseiro e segue a tradição, já que o ponto é de uma família de japoneses e oferece apenas três opções do prato.  Recentemente escrevi sobre. minha experiência no local. Confere aqui. 

Foto divulgação

 

Lámen San
Rua Senador Ivo D’Aquino, 33, Lagoa da Conceição
De terça a sábado, das 17h às 22h.
(48) 3307-6554

Vibe Poke 

Tem prato que combine mais com a primavera e o verão do que um poke? Refrescante, leve e nutritivo, o prato havaiano é tão versátil que é difícil desagradar alguém. No Vibe Poke você pode optar por receitas sugeridas pela casa (incluindo três opções indicadas pela filosofia ayurvédica) ou montar o seu utilizando as bases, proteínas, molhos e acompanhamentos disponíveis no bufê.

Vibe poke, divulgação

Vibe Poke
De segunda a sábado, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h.
Avenida Madre Benvenuta, 1168, loja 08, Centro Executivo Aldo Kuerten.

Carbone Pizzeria

Inaugurada em junho, a pizzaria do complexo SC 401 Square Corporate, também vale ser conhecida ou revisitada nesta primavera. No destaque da casa, a autêntica receita original do prato que é unanimidade em todo o mundo. Com conceito italiano, de massa fina, crocante e leve, a Carbone oferece as pizzas individuais, conforme manda a  tradição.  Com um belo bar de drinques, também pode ser opção de um happy hour tranquilo na região.

Além das três opções de burrata que já constavam na carta, uma das novidades da primavera por lá é a  Pizza Burrata,  que combina ao irresistível queijo cremoso molho pelati, muzzarella, parma e manjericão.

Foto Adriel Douglas
Foto Adriel Douglas
Foto Adriel Douglas
Pizza Burrata. a novidade da casa . Foto Giuliana Korzenowski
Foto Adriel Douglas

Carbone Pizzeria
Rod. José Carlos Daux, 5500. Loja 21. Saco Grande
De terça-feira domingo, a partir das 18h.

 

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora, colunista e assinou coluna social durante um ano no Jornal Notícias do Dia. Hoje, concilia a produção de conteúdo em site próprio com o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *