Go vegan: cinco opções gastronômicas 100% veganas na Grande Florianópolis

O veganismo, filosofia de vida que envolve não consumir nada de origem animal, ganha cada vez mas adeptos e, com isso, um mercado alinhado com as mesmas crenças aos poucos se expande – estima-se que o mercado vegano cresça 40% ao ano no Brasil. Em Florianópolis, capital do bem-estar, não podia ser diferente e, aos poucos, as opções veganas se ampliam.

Os adeptos do veganismo, um grupo que já alcança os 5 milhões no Brasil, têm motivações que vão além da alimentação: são ideológicas e também ambientais. Mas para não 100% adeptos (pessoas que tentam se alimentar de forma mais natural e consciente – eu incluída!), os restaurantes veganos são ótimas opções.  E engana-se quem acha que as alternativas alimentares dos veganos são poucas. Cereais, grãos,  frutas, verduras, legumes e oleaginosas somados a temperos fora do óbvio e muita criatividade deixam a refeição equilibrada e talvez até mais saborosa do que a onívora (que utiliza fontes animal e vegetal).

De hamburgueria a cafeteria, passado por ótimos bufês,  selecionei cinco descobertas veganas recentes na Grande Florianópolis. Se deixei alguma opção na região de fora, avisem nos comentários, assim vamos expandindo a lista!

Shiva Cozinha Vegana Contemporânea 

Shiva, divulgação
Shiva, divulgação
Shiva, divulgação

Já falei do Shiva aqui e continuo cliente fiel do bufê a quilo com comida criativa e bem elaborada. Bacon de coco, estrogonofe de cogumelos, feijão com funghi e bacalhoada com alga nori, e quibe vegano de abóbora estão entre as delícias com preço justo e muito sabor.

Rodovia Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3.137. Fone (48) 3371-5800
De segunda a sábado, das 11h30 às 15h.
Mais infos aqui 

Sabor da Aldeia, no Aldeia Índigo 

O jardim do Sabor da Aldeia. Foto reprodução, Aldeia índigo

Super criativo, o bufê deste centro de terapias no Campeche tem bastante variedade e traz inspirações de diferentes culinárias, como a indiana ou árabe. Não há nada sem graça por lá:  o arroz integral, por exemplo, ganha a companhia de ingredientes como damasco, castanhas, gengibre ou leite de coco. Dahl de lentilha, samosa integral, falafel e coxinha de jaca (maravilhosa e muito mais saborosa que a tradicional de frango) estão entre as opções.

Dá para almoçar na área externa próxima a um tranquilo gramado. E aproveitar para conhecer as terapias que o centro oferece ou a lojinha do espaço, que oferece itens como como óleos essenciais e cristais.

Foto reprodução, Aldeia Índigo

Av. Pequeno Principe, 1202, Campeche. Fone (48) 3365-8720
Abre todos os dia, do meio-dia às 15h30.
Mais infos aqui. 

Ahimsa Vegan Food

Delivery de hambúguer vegano, o Ahimsa (princípio ético-religioso de respeito e não violência entre os seres vivos) foi uma grata surpresa recente. Provei o Sirius,  com hambúrguer de lentilha e castanha do pará temperado com especiarias, queijo vegano, confit de cebola roxa, tomate, rúcula. molho barbecue e pão australiano (dá para trocar para o integral). Maravilhoso! São seis variedade de hambúrgueres e mais o  hot dog vegano com salsicha de grão de bico.

Atende na região da Lagoa, Campeche, Rio Tavares, Santa Monica, Itacorubi e Córrego Grande.  Entrega de segunda a domigo, das 16h à meia-noite
Atende pelo whats (48) 98841-9937
Mais infos aqui

Algumas das opções do Ahimsa.  Foto reprodução, Ahimsa.

Seu Vagem 

Foto reprodução, Seu Vagem

Na Pedra Branca, na Palhoça, o Seu Vagem (prêmio nome + criativo!) é o promeiro bar vegano do Brasil. A dica é do Rafael Queiroz, do ótimo SC Veggie, que esteve por lá experimentando a feijoada vegana servida aos sábado, dia que o local escolhe um prato especial, que também pode ser escondido de cogulemos ou a torre de beringela com legumes salteados

No cardápio, opções de saladas, hambúrguers, porções, como a de coxinhas de palmito, shimeji ou jaca ou de acarajé vegano. À noite, o Seu Vagem oferece atrações musicais.

Avenida da Pedra Branca, 744, Palhoça. Fone: (48) 99181-4653

Abre e terça a sexta, das 18h à meia-noite, sábados do meio-dia às 15h e das 18h à meia-noite e as domingos do meio-dia às 22h.
Mais infos aqui.

 

Olha o recheio da coxinha! Foto reprodução, Seu Vagem

Amo Café Vegano 

Café e empório de produtos natural, o Amo Café Vegano tem cardápio reduzido mas com boas opções produzidos artesanalmente ali mesmo ou por produtores locais. Brownie vegano e sem glúten, cupcakes, quiche de espinafre e tomate seco e brigadeiro de biomassa de banana.

Rua Lauro Linhares, 820 – Trindade
De terça a sábado, das 9h às 13h e das 14h às 20h e aos domingos e feriados, das 15h às 20h.
Mais infos aqui 

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora e colunista. Hoje, concilia o site próprio com uma coluna semanal no jornal Notícias do Dia, em Santa Catarina, e o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *