Texto de Sandro Paim*
A conexão cada vez mais intensa com o mundo virtual despertou no fotógrafo catarinense David Collaço a vontade de se conectar com o mundo, conviver com a natureza e fotografar com o coração. Depois de morar por quase três anos em Boston, Massachusetts, e clicar ninguém menos do que Gisele Bündchen por lá, David desembarcou em Londres para viver uma das melhores experiências de sua vida. Num mergulho no autoconhecimento, o catarinense seguiu de Londres para Paris de bicicleta, com objetivo de chegar na Itália. Câmera fotográfica, barraca, fogão portátil e uma bicicleta acompanharam a jornada inusitada e bem longe dos roteiros turísticos que vemos por aí.
“Sabia que não seria nada fácil, mas que eu precisava desse tempo para mim. Escolhi a Europa pela história, arquitetura e gastronomia. Saindo de Londres a caminho de Newhaven, cidade onde pegaria o ferry boat para a França, encontrei um caminho somente para pedestres e bicicletas, percurso que passa por várias cidades e liga o sul de Londres até Brighton, litoral do sul da Inglaterra. Foram duas noites neste trajeto, uma das experiências mais incríveis que tive, um contato intenso com a natureza e um um landscape cinematográfico”, destaca o fotógrafo que recentemente voltou a morar em Floripa.
Totalmente sem experiência neste tipo de expedição e com uma bagagem mais pesada do que deveria carregar, acabou trocando a bicicleta por um trem de Dieppe, na França, até Paris. Sem roteiro previamente definido – pra mim, uma das melhores experiências de uma viagem – teve a oportunidade de visitar lugares pouco explorados.
“Meu objetivo maior era visitar lugares que não encontramos em cartões postais e ter uma visão crítica sobre o que está acontecendo com o mundo. Eu só tinha um destino e não queria ter roteiro, deixava meu coração me guiar e aí fui fotografando o que eu sentia, o que eu via”, compartilhou.
Depois de chegar em Roma e cumprir o objetivo da viagem, David seguiu para Genebra, onde completou o banco de imagens e pegou um vôo de volta ao Brasil. Os próximos planos são incertos, mas com a certeza de que é só uma pausa nas aventuras mundo afora.
Confira algumas das imagens captadas na viagem com legendas do próprio fotógrafo:















