Drink e décor: 4 endereços cariocas para se encantar com a gastronomia e a arquitetura

Uma das melhores atrações do Rio de Janeiro é, sem dúvidas, a cultura dos botecos. Dentre os muitos espalhados pela cidade, aqui trazemos dicas de bares e restaurantes que oferecem não só a boa gastronomia, mas também uma arquitetura diferenciada assinada por grandes arquitetos e que são sinônimo de casa cheia.

Nosso

O Nosso abriu as portas em 2017 com projeto do arquiteto Maurício Nóbrega. A casa surgiu com a proposta de ser o primeiro bar de rum do país. Dividido em três ambientes, o primeiro salão abriga o imponente bar. Com pé direito alto, uma espécie de vitrine em ferro exibe os 36 tipos de rum de 14 nacionalidades diferentes. O tom de verde bandeira estampa as paredes trazendo leveza e destacando as bebidas.

Bar Nosso. Divulgação

Logo ao lado, uma cozinha aparente, onde o cliente pode conversar com o chef enquanto este cozinha, foi criada para servir o menu degustação.

Blackstrap – rum envelhecido, triple sec, demerara, especiarias,  Foto Tomas Rangel, divulgação.
Ostras, sorbet, espuma de limão e pipoca de quinoa. Foto Tomas Rangel

Já o mezanino traz ares de bistrô, com mesas de madeira e estofados coloridos. Uma jardineira foi criada para trazer mais vida ao espaço, que conta com luminárias da arquiteta Mônica Lobo, responsável por todo o projeto de iluminação.

E no terceiro andar, o clima mais descolado e ao ar livre abriga uma piscina vazia – com ladrilhos garimpados em cemitério de azulejos – debruçada para a praça Praça Nossa Senhora da Paz, um ícone do bairro.

Nosso:  Rua Maria Quitéria, 91 – Ipanema – Rio de Janeiro
Telefone – (21) 99619-0099

Bubble Bar, Restaurante Bazzar

O Bubble Bar, do restaurante Bazzar, é um bar cheio de bossa, que já nasceu com o ‘espírito carioca’, perfeito para dia e noite. Ele traz um conceito inédito: o de servir em taças os melhores champanhes e cervejas artesanais do Brasil e do mundo. Oferece ainda uma carta só com os top 5 vinhos jerez da Espanha.

São apenas 12 confortáveis lugares num bar integrado à varanda, dentro do restaurante Bazzar, no coração de Ipanema. Concebido pela arquiteta Bel Lobo, o ambiente “chique despojado” da casa prossegue no Bubble, misturando madeira e aço escovado.

Bubble Bar. Divulgação
Happy hour no Bubble. Foto divulgação

Bubble Bar: R. Barão da Torre, 538 – Ipanema
Telefone:  3202-2884

Malta Beef Club

Em uma charmosa casa de dois andares do Jardim Botânico, o Malta Beef Club  tem projeto do sócio e arquiteto André Piva, um dos principais nomes da arquitetura contemporânea do Rio. Ele transformou a casa no charmoso “beef club” com varanda, bar, adega, mesa compartilhada, lojinha e cozinha aberta para o salão. Nos materiais, usou vidro, ferro e paredes de madeira.

Ganha destaque no ambiente a varanda aberta (pode ser fechada por um teto retrátil) para a rua arborizada. Outro ponto alto é a mesa compartilhada com 10 lugares bem na frente do bar.

Foto divulgação
Foto divulgação
Foto divulgação

Já no segundo piso, o cliente é surpreendido pela câmara fria com as carnes dry aged expostas como parte da decoração. Nas paredes, aquarelas de Durval Amorim retratam as “estrelas” do menu: costela, bisteca, picanha… ousadias de Piva, que usou nas paredes uma técnica japonesa de carbonizar a madeira de mais de 300 anos, chamada  Shou Sugi Ban.  Surgiu como forma de proteger a madeira de pragas,  hoje um recurso estético.

Costela do Dianteiro. Foto: Tomas Rangel
Bloody Malta – gin infusionado com pimentas, coentro, folhas de louro, suco de tomate temperado e fatias de bacon. Foto divulgação

Malta Beef Club: Rua Saturnino de Brito, 84, Jardim Botânico – RJ [1]
Telefone – 3269-4504

Gurumê

Comida de qualidade, ambiente descolado e preço justo. Foi assim que, em setembro de 2014, surgiu a primeira unidade do Gurumê – restaurante de cozinha oriental contemporânea – em São Conrado, que inovou o conceito de casual dinning no Rio. O projeto, elaborado pelo escritório de Thiago Bernardes, é replicado nas quatro unidades do restaurante que tem como marca registrada ambiente claro, com ripas de madeira nas paredes, cobre patinado em tons de verde água e mesas brancas de corian.

Gurumê. Divulgação

 

Brisa e peixe do dia com dijon, azeite de carvão e ovas de massago. Foto Tomas Rangel
Gurumê Mule: vodka, limão tahiti, xarope de açúcar e espuma de hibisco. Foto Tomas Rangel

Gurumê Fashion Mall –  Estrada da Gávea 899 – São Conrado. Shopping FashionMall, 3º piso – loja 316
Telefone – Tel: 3324-4290

Gurumê Ipanema – Rua Anibal de Mendonça, 132  – Ipanema.
Telefone – 2540-7065

Gurumê Tijuca – Av. Maracanã, 987 – 3º andar – Tijuca
Telefone – 2567-5092

Gurumê Rio Design Barra – Av. das Américas, 7777 – 3º andar – Barra da Tijuca
Telefone – 3325-9960

Comments

comments

Mariana Perassa

Escrito por Mariana Perassa

Graduanda de Engenharia de Transporte e Logística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Já morou em Nova Iorque, Califórnia e França e atualmente divide-se entre Joinville e Florianópolis. Apaixonada por viagens, cultura, inovação e comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *