Detox digital, terapia do sono, retiro espiritual: confira as tendências para 2018 no turismo de bem-estar

Matéria elaborada em parceria com Jô Cintra Tailor Made Tours 

Parece que as viagens interiores estão entre as preferidas do momento. Antes bastante nichado, o campo de viagens de bem-estar está em alta e parece que chegou para ficar. A explosão de resorts, retiros e especialistas em bem-estar deixa isso bem claro. Visitas a mestres, retiros de silêncio,  dietas personalizadas baseadas no DNA ou tipo sanguíneo integram as principais tendências de viagens voltadas para o bem-estar.

Six Senses, reprodução

“O setor de viagens de bem-estar continua crescendo em um ritmo rápido. A rotina das pessoas é consumida por e-mails, mensagens de texto, mídia social, e o desgaste de lidar com o trabalho e as responsabilidades pessoais deixam pouco tempo para que elas foquem no seu bem-estar. cada ve mais, elas desejam uma viagem que permita que retornem para casa sentindo-se revitalizadas, relaxadas e rejuvenescidas. Muitas viagens estão agora centradas no bem-estar espiritual, emocional ou físico.”, diz Martha Good, consultora americana da Virtuoso,  rede mundial de turismo de luxo da qual Jô Cintra é integrante.

Baseado em informações dos parceiros Virtuoso (cerca de 400 agências em 30 países do mundo) aqui estão as principais tendências de viagens de bem-estar para 2018.

Visitando mestres

Six Senses, reprodução

Muitos destinos oferecem aos hóspedes uma oportunidade de aprender com gurus na vanguarda de suas áreas – visitando chefs, atletas, curandeiros, professores, doutores e até mesmo monges budistas – que veem ao local para guiar os viajantes para a cura espiritual, hábitos mais saudáveis e habilidades elevadas. As sessões ocorrem a partir de uma série de opções desde treinamento do sono até a preparação de refeições com chefs premiados com a estrela Michelin.

A ideia aqui é  levar o conhecimento para casa e incorporá-lo no dia a dia.

Detox do açúcar

Nos anos 80, foi a gordura; nos anos 90, os carboidratos. Agora, parece que a ovelha negra dos alimentos a serem evitados a todo custo é o açúcar. Spas de alta classe e resorts de bem-estar oferecem dietas detox livre de açúcar, onde a eliminação resulta na promessa de uma pele mais clara, um sistema digestivo mais eficiente e mais energia. (Bônus: pode resultar na perda de peso também).

Para complementar o componente nutritivo, os programas incluem um conjunto de atividades como ioga, meditação, acupuntura, cura energética e massagens, tornando-se mais fácil esquecer que você não pode comer uma fatia de bolo como sobremesa.

Retiros espirituais

Six Senses, reprodução

A busca por mais equilibrio e sabedoria também parece influenciar a escolha por destinos de viagem com mais propósito. A jornada de uma viagem interior também é procurada como um consolo depois de uma mudança de vida, como um divórcio, a perda de alguém ou quando um filho resolve estudar fora.

Exames médicos

Já se foram os dias em que os spas colecionavam elogios por meros benefícios de alívio do estresse e relaxamento. Agora, um componente médico está na moda. tratar problemas de saúde, perder peso ou mudar de estilo de vida também são objetivos que podem ser contemplados em uma viagem.

Nesses centros – com proporções idênticas para o relaxamento e regeneração – especialistas treinados executam uma bateria de exames para determinar não somente o que o aflige, mas também como problemas difíceis podem ser especificamente tratados.  Ofertas uniformizadas estão fora de moda; após identificar as melhores ações, as instalações oferecem um programa personalizado – frequentemente incluindo dietas individualizadas baseadas no DNA e tipo sanguíneo.

Terapia do sono e recuperação do sono

Six Senses, reprodução

A insônia já foi vinculada a uma infinidade de problemas de saúde, variando do aumento do estresse ao aumento de peso à depressão e um sistema imunológico debilitado. Como resultado, determinados locais oferecem programas especificamente elaborados para melhorar a qualidade do sono.

Os programas podem focar em gestão do estresse, ou melhorias externas que podem colaborar na melhora do sono, como condicionamento físico e ioga. A maioria inclui também com frequência massagem e meditação.

Silêncio

Nesta era de comunicação constante, excluir (e desligar) a cacofonia de conversas incessantes pode ser o maior luxo de todos. Por isso, o detox digital têm sido uma tendência popular e neste 2018 vai dar um passo adiante: o silêncio completo.

Nesses locais, simplesmente desligar o Twitter ou não postar uma refeição no Instagram não é o suficiente. Lá, os clientes encontram a paz ao fazerem o check-in em quartos com bloqueadores de wi-fi, em massagens flutuantes com os olhos vendados para silenciar os diversos sentidos e ao fazer parte de sessões de plenitude mental e caminhadas meditativas na floresta.

 

Six Senses, reprodução

Alguns locais onde onde é possível encontrar programas de bem-estar:

No mundo 

Carillon Wellness Resort –  Miami
​COMO Hotels & Resorts:  Shambhala Estate, em Bali, & Parrot Cay, em Turks and Caicos
Fonteverde Spa – Toscana
Golden Door – Califórnia
Grand Velas – Riviera Nayarit, na Riviera Maya, & Los Cabos, no Mexico
La Cantera Resort & Spa  Texas
Rancho La Puerta Fitness Resort & Spa – México
Silversea Cruises  – cruzeiros pelo mundo
Six Senses Hotels – várias locações no mundo

No Brasil:

UXUA – Trancoso
Belmond – Cataratas do Iguaçu
Fasano Boa Vista – São Paulo / Boa Vista
Ponta dos Ganchos – Grande Florianópolis

 

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora e colunista. Hoje, concilia o site próprio com uma coluna semanal no jornal Notícias do Dia, em Santa Catarina, e o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

3 respostas para “Detox digital, terapia do sono, retiro espiritual: confira as tendências para 2018 no turismo de bem-estar”

  1. Excelente post 🙂 Nós fazemos retiros espirituais em Portugal e é uma alegria enorme ver a paz com que as pessoas ficam depois de um retiro. O stress do quotidiano deixa as pessoas à beira de depressões e nada melhor do que uma introspeção ao seu verdadeiro eu para rejuvenescerem. Dicas ótimas parabéns 🙂

    1. Olá, Maria.
      Sugiro que entre em contato com alguma agência de turismo para orçar. Segue o contato da Jô Cintra, que foi quem passou os dados desta matéria, acho que ela poderá ajudar.
      contato@jocintra.com.br e 3131 8100
      Abraços,
      Laura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *