Capital dos Cânions e dona de paisagens de tirar o fôlego, Praia Grande, cidade no extremo sul catarinense, acaba de ganhar um restaurante especial integrado às suas belezas naturais. Com apenas sete mesas, o Vistta, assinado pelo renomado chef Marcos Livi, fica de frente para o Cânion Malacara, parte do Parque Nacional da Serra Geral. A charmosa casa também oferece a possibilidade de hospedagem em uma das confortáveis suítes.

No Vistta, o cenário nas alturas é harmonizado com um menu de “cozinha de altitude”.
“Aqui o ar é o elemento de conexão e também a inspiração para o cardápio”, diz o chef, que está à frente de oito projetos gastronômicos em São Paulo e no RS e pela primeira vez assina um menu catarinense.


Entre as entradas do cardápio, o “pirulito de costela” e a “terra comestível” são destaques e dão o tom do que se pode esperar à mesa. Elas vão abrindo caminhos para uma refeição com cocção criativa e ancestral, como o filé-mignon “El Trapo”, envolto em um pano com temperos e sal e colocado no fogo. O polvo é cozido dentro de uma taquara e tudo é acompanhado pelo cliente. O sorvete natural de banana com raspas de limão e o cacau são dicas para a sobremesa. E o cafezinho, já batizado de “Café iCloud”, é servido com uma nuvem de algodão doce em uma estrutura sobre a xícara.

Além dos sabores exclusivos das receitas criadas, os visitantes podem acompanhar a execução dos pratos, realizada em duas cozinhas abertas, e embarcar em uma verdadeira experiência gastronômica.

O Vistta está instalado no sítio Azimuth, uma área preservada de 60 hectares, com uma vista estonteante para o conjunto de cânions. O lugar era a casa dos paulistas Régis e Carolina Duchêne, que decidiram abrir mão da residência para iniciar o projeto de restaurante e hospedagem, com a mentoria de Livi. As reservas podem ser feitas para todos os dias.

No Vistta, Marcos Livi conta com o talento do chef Diego Goulart que, além da mesa, cuida do telhado verde, onde busca os temperos. A carta de vinhos e espumantes já foi destacada com prêmio de Excelência no Melhores da Taça 2023, promovido pelo Prazeres da Mesa, em São Paulo. As bebidas, assim como as sobremesas podem ser apreciadas no restaurante ou nos miradores da propriedade, no gramado, onde é possível observar o movimento das nuvens. Há ainda passeios a cavalo, trilhas e os voos de balão que podem ser opções de quem está no Vistta.
A hospedagem
A sala, as duas cozinhas abertas e a grande varanda ficam bem próximas das acomodações exclusivas que incluem café da manhã, banho com chuveiro a gás, lençóis de fios egípcios, toalhas 100% algodão, frigobar, TV a cabo, máquina de café, wi-fi e uma vista para os cânions.

O Azimuth
O nome da propriedade é de origem árabe, do século 13, significa o lugar para onde se olha, um ponto geográfico, uma coordenada no espaço. O sítio com 60 hectares tem um açude natural, já foi a residência de uma família e agora é a sede do restaurante Vistta_sc. Os proprietários do Azimuth realizaram um estudo ambiental físico, biótico e antrópico do sítio e da região com a intenção de conhecer e preservar a área. O trabalho tem 647 páginas em 3 volumes e deve virar livro.


Serviço
Restaurante Vistta_sc
Funcionamento: diariamente, das 10h às 22h
Localização: Rota dos Tropeiros, 1.700, Praia Grande, SC
Hospedagem: são duas acomodações exclusivas: suíte Sabiá casal e suíte Saíra solteiro
Reservas: (48) 99150-2799
Instagram: @vistta_sc