Berlim tem o primeiro restaurante vegano lixo zero do mundo

A cena gastronômica vegetariana e vegana em Berlim vive um momento efervescente. A capital alemã tem até sido apontada como a capital vegetariana global e uma das cidades mais “vegan-friendly” do mundo.  A tendência que, espera-se, cresça, espelha uma busca mais geral da cidade por sustentabilidade e soluções para dilemas contemporâneos. O movimento “Green Berlin” aponta caminhos para uma existência mais sustentável mesmo dentro de um grande centro urbano.

FREA, divulgação

A cidade conta com ótimos restaurantes vegetarianos. Entre eles o Cookies Cream, vegetariano com uma estrela Michelin que aposta na alta gastronomia  (no prato, porque o ambiente é deliciosamente despojado como quase tudo em Berlim). Mais recentemente, em janeiro de 2019, Berlin ganhou o primeiro restaurante vegano lixo zero, o FREA.  David Johnnes Suchy, idealizador do projeto, contou com crowdfunding para arrecadar parte do investimento necessário.

– Queremos conscientizar as pessoas a garantir um ambiente limpo para todos nós. Vamos começar agora, para que nossos filhos ainda tenham uma terra  verde daqui a 20 anos, defende David.

FREA, divulgação

Na Torstraße, no bairro de Mitte, o espaço promete operar apenas com orgânicos, sem nenhum desperdício e sem gerar lixo. Restos são reutilizados ou seguem para compostagem em uma máquina específica para este fim. Plásticos não entram e os clientes são encorajados a levaram seus potes para take-away. O conceito, é claro, influencia no menu, que inclui o aproveitamento de caules e folhas de cenoura e beterraba, por exemplo, resultando em sabores surpreendentes.

FREA, divulgação
FREA, divulgação

O cardápio 100% plant-based é composto por três aperitivos, três pratos principais e três sobremesas que mudam conforme a estacao.  Os fornecedores são pequenos produtos prefennciamente da Alemanha e os  vegetais chagam ao restaurante desempacotados e direto do campo.

As massas de sêmola são feitas no restaurante. FREA, divulgação
FREA, divulgação

Boa parte dos alimentos é feito ali mesmo na cozinha incluindo o kefir da água, o kimchi de repolho chinês, o pão de fermentação natural e o leite de avelã que acompanha o café.  Além do almoço e jantar,  FREA também serve lanches e funciona como empório de produtos que podem ser consumidos em casa.

FREA, divulgação
A máquina de compostagem do FREA, divulgação
Transparência até na cozinha. FREA, divulgação

FREA
Torstraße 180
10115 Berlin
Segunda a sábado, do meio-dia às 16h
Quarta e sábado também à ontem das 18h às 22h.

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora, colunista e assinou coluna social durante um ano no Jornal Notícias do Dia. Hoje, concilia a produção de conteúdo em site próprio com o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *