Alma de globetrotter: novidade em Gramado, hotel Wood combina inspiração cosmopolita, design e slow food

Sabe aquela Gramado tradicional dos fondues e da arquitetura austríaca/alemã? Esqueça. O hotel Wood, recém-inaugurado em Gramado, poderia estar em qualquer outra metrópole do mundo. Mas, mesmo tendo essa pegada cosmopolita, curiosamente, ele valoriza as raizes serranas onde se encontra, numa interpretação bem menos óbvia e muito mais interessante do entorno.

O novo hotel do Grupo Casa da Montanha tem a madeira, elemento que representa a região,  não apenas homenageada no nome, mas como  elemento central da decoração, que privilegia tons neutros e terrosos.

A fachada do hotel, que tem 23 quartos. Hotel Wood, divulgação
Hotel Wood, divulgação

Foi uma grata surpresa conhecer o hotel em uma semana quente do final de   janeiro, quando a cidade já estava vivendo a calma pós-Natal Luz. Na entrada do Wood a gente já vê que não se trata da hoteleira típica de Gramado (que, diga-se de passagem,  é referência em variedade e serviço): sem balcão de recepção,  na entrada a equipe te recebe com um sorriso descontraído e um welcome drink no bar super charmoso, cuja carta é repleta de drinques clássicos e autorais, servidos em um ambiente com ótima seleção musical.

Sergio Azevedo, Hotel Wood
Sergio Azevedo, Hotel Wood

De volta ao lobby – que mais parece uma confortável sala de casa e de onde não se tem vontade de sair,  a curadoria de arte e design chama a atenção.  Entre os destaques, a obra “Topomorfose”, um painel texturizado de madeira que envolve a lareira do lobby e desenvolvido pela designer e artesã Heloísa Crocco. Complementando o ambiente, um tapete artesanal criado pela artista plástica Inês Schertel, conhecida pelas criações com lã de ovelha inspiradas nos cenários dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e a mata nativa de araucária. 

Topomorfose, painel texturizado de madeira assinado pela designer e artesã Heloísa Crocco. Sergio Azevedo, Hotel Wood
Sergio Azevedo, Hotel Wood
Sergio Azevedo, Hotel Wood

No quarto, mais surpresas: compacta, mas super aconchegante, a suíte inclui aquela cama perfeita que todo viajante sonha,  menu de travesseiros e frigobar aberto – isso mesmo, você pode consumir qualquer item do minibar sem pagar nada por isso. Ficamos no Wood Room, mas há também dois exemplares da Wood Suíte, mais espaçoso –  acomoda mais duas pessoas e é perfeito para famílias com filhos – e ainda conta com banheira.

Os hóspedes do Wood podem aproveitar as áreas de lazer do vizinho mais equipado hotel Casa da Montanha.

Sergio Azevedo, Hotel Wood
Sergio Azevedo, Hotel Wood
Sergio Azevedo, Hotel Wood

A gastronomia é um capítulo à parte e, confesso, um dos mais preferidos. Assinada pelo jovem chef Rodrigo Bellora, o  Wood Lounge Bar & Restaurante é aberto ao público e aposta no conceito slow food.  Com ingredientes frescos de produtores locais, valorizando a culinária da região numa reinterpretação criativa.  No menu, chamam a atenção pratos como a salada de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) com creme de amendoim e mini legumes, e snacks de polenta brustolada com milho orgânico e ragu de bochecha de porco.  

Sergio Azevedo, Hotel Wood
Chef Rodrigo Bellora. Sergio Azevedo, Hotel Wood
Sergio Azevedo, Hotel Wood
Sergio Azevedo, Hotel Wood
Salada de Panc’s. Sergio Azevedo, Hotel Wood

Sobre o café da manhã, a dica é: não se apresse. Com tanto capricho e sabor você vai preciso de tempo pra degustar delicias como a italiana fortaia (ovos, queijo colonial e salame), o brioche com ovo moles e panceta e a salada de frutas com mel fermentado de abelhas nativas. Mas se quiser dormir até mais parte, sem problemas: o café tem uma versão estendida até às 17h. Mesmo hospedado em outros endereços, vai experimentar a cozinha do Wood, em parte abastecida pela horta do próprio hotel.

Sergio Azevedo, Hotel Wood
Sergio Azevedo, Hotel Wood

A diária no Wood custa a partir de  R$ 399 na baia temporada (diária média em torno de R$ 570).

Wood Hotel Gramado
Rua Mário Bertoluci, 48 | Centro | Gramado
Mais infos no fone (54) 3295-2005 e aqui 

Comments

comments

Laura Coutinho

Escrito por Laura Coutinho

Laura Coutinho é jornalista com mestrado em Relações Internacionais. Já morou em Porto Alegre, Londres e Lisboa e é apaixonada por viagens, gastronomia, cultura e inovação. Trabalhou mais de 15 anos no Grupo RBS como repórter, editora, colunista e assinou coluna social durante um ano no Jornal Notícias do Dia. Hoje, concilia a produção de conteúdo em site próprio com o trabalho de relações públicas.

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *