Update: conheça 10 boas novidades gastronômicas na Grande Florianópolis

Texto: Maíra Ferraz *

Florianópolis acaba de ganhar ou receberá em breve grandes reforços gastronômicos. Chefs consagrados da cidade, como o Alysson Muller (Artusi e Rosso) e Eudes Rampinelli (Jay Bistrô),  preparam a abertura de novos endereços. O curioso é que ambos irão funcionar dentro de hotéis na região central. Já outros restaurantes terão mudanças significativas na cozinha. Reuni na coluna desta semana algumas novidades gastronômicas, além de dois eventos imperdíveis que ocorrem nos próximos dias. Confira.

Santa Cucina

O Santa Cucina, novo restaurante de Eudes Rampinelli, chef premiado que também está à frente do Jay Bistrô, já está em funcionamento em modo “soft-opening” há cerca de dois meses dentro do Novotel, na Beira Mar Norte. O chef ainda trabalha fazendo pequenos ajustes antes de iniciar a divulgação. Com pegada italiana, o menu traz lasanhas, risotos e o clássico ossobuco, entre outras novidades, como o ovo com gema mole empanado.
Aberto para almoço e jantar.
Av. Jorn. Rubens de Arruda Ramos, 2.034, Centro (Novotel)
(48) 3202-6100

Do Pescador


O mais novo restaurante do chef Alysson Muller, que comanda o Rosso e o Artusi, deve inaugurar até fim de setembro ocupando o local onde era o Brasserie Bocaiúva, no térreo do hotel Blue Tree, no centro. A cozinha com frutos do mar aposta em ingredientes frescos e tem inspiração na culinária portuguesa. Aqui, Alysson fala mais sobre a ideia de valorizar pescados nativos e frescos. 
Bocaiúva, 2.304, Centro
(48) 3251-5555

Valdir Grillo no Rabodigalo

Grillo fez fama e elevou o conceito de hambúrguer da cidade com suas criações no Puta Madre Comida Bruta. Com o fim do endereço próprio, o chef assume a cozinha do Rabodigalo e assina o novo menu a partir de setembro. A inspiração segue italiana e trará “simplicidade com potência”. Entre os destaques, Grillo adianta que “certamente teremos um belo carbonara”.
www.facebook.com/rabodigalo/

Clodorico Moreira, 23, Santa Mônica
48) 3206-7260

Lugar Algum #Secreto2

Crédito: Paulinho Sefton, divulgação

Se a vibe da segunda edição for parecida com a da primeira, os convidados podem ter uma certeza: o evento vai bombar. No final de abril, o encontro reuniu uma galera cool e animada na paradisíaca Casa Quatro Oito. O local da segunda edição ainda é secreto (e permanece assim até 24 horas antes), mas Fabrício Flores, um dos organizadores, já adianta que será surpreendente. O chef Gui Schwinn comanda a parrilla com cortes nobres de carne e vegetais orgânicos. A ele unem-se outros três nomes: Alê Zanella assina o menu vegetariano orgânico e Marthina Zoz faz dupla com Pedro Soares nas sobremesas. Tudo bem acompanhado de cervejas especiais, espumantes e vinhos.
Informações e compra de convites: (48) 99913-5488 (Whats) e pelo e-mail lugaralgum3@gmail.com

Le Cavalcante Casa de Carnes

Foto Le Cavalcante, divulgação


Um verdadeiro tributo à carne é o clima do recém-inaugurado Le Cavalcante, um misto de açougue e restaurante, localizado na Via Gastronômica de Coqueiros. O cliente tem a opção de comprar a carne e levar para assar em casa ou pedir para o churrasqueiro preparar ali mesmo. O T-Bone é o carro-chefe, servido com farofa, legumes grelhados, pão italiano e molhos caseiros variados. Para acompanhar, uma carta de vinhos e cervejas especiais. O mousse de chocolate com receita exclusiva é servido à la Olivier Anquier: o chef leva à mesa um grande recipiente com o doce e serve uma generosa colherada ao cliente.
lecavalcantecarnes.com.br/
Rua Desembargador Pedro Silva, 2.274, Coqueiros
(48) 4009-2014 / (48) 99157-2852

Kinoshita no Nipô

Foto: Nipô, divulgação

Há cerca de um mês o restaurante japonês já reconhecido como um dos melhores de Florianópolis conta com o chef Wilson Kinoshita no comando da cozinha. O menu não sofre alterações por enquanto, mas a técnica e a experiência desse paulista já é perceptível em alguns cortes e pratos.
niposushi.com.br

Rodovia SC-401, 4.150, João Paulo (Primavera Garden Center)
(48) 3238-7385

Jazzin Late Night Bar

Como a Laura já adiantou aqui, a proposta do Jazzin Late Night Bar, que deve ser inaugurado em outubro, é reunir boa música ao vivo e drinks elaborados na pegada dos bares clássicos americanos. A parceria entre os sócios Márcio Vicari, Aderbal Grillo e Márcio Costa, promete reunir amantes do jazz, vinhos e drinks. “Queremos gerar conexão entre músicos profissionais da cidade, artistas de outros estados e internacionais” descreve Márcio. O bar também estará na região central, mas ainda sem endereço divulgado.
https://www.facebook.com/jazzinnlatenightbar/

Brunch com Bossa

Crédito: Gabriella Pontel, divulgação


O Bossa República não é necessariamente uma novidade, mas como nem todos conhecem, destaco aqui o brunch do local. Com identidade visual e ambiente bem moderninhos, o endereço no Passeio Pedra Branca aposta em cafés de grãos especiais, pães artesanais, bem como molhos e geleias feitos na casa. Um dos atrativos é o salmão selvagem.
https://www.bossarepublica.com/
Rua da Praça, 241, Passeio Pedra Branca, Palhoça
(48) 3065-2979

Gastronomix

Crédito: Jorge Mariano, Divulgação


Com nove edições realizadas no Paraná, o “maior evento da quermesse da alta gastronomia” ganha a estrada e desembarca em Florianópolis nos dias 19 e 20 de agosto. Uma verdadeira festa gastronômica, sob a curadoria do chef curitibano Celso Freire, também reunirá outros nomes expressivos da culinária nacional e local. Os cozinheiros irão reproduzir um de seus pratos famosos para ser comercializado a preços populares, entre R$ 10 e R$ 20.
https://www.facebook.com/gastronomixoficial/
Dep. Antônio Edu Vieira, 999, Pantanal (Estacionamento Solar da Eletrosul)

Amo Café Vegano

O café 100% vegano da cidade abriu as portas no início de agosto e já reúne uma legião de clientes fãs. Localizado na Trindade, tem no menu doces e salgados sem nenhum tipo de produto de origem animal. https://www.facebook.com/AmoCafeVegano/
Rua Lauro Linhares, 820, Bloco 1, sala 1
@AmoCafeVegano
(48) 3030-3320

Comments

comments

Maíra Flores

Escrito por Maíra Flores

Maíra Flores é jornalista, pós-graduada em Comunicação e RP e tem como sua especialização favorita comer e beber bem. Trabalhou por quatro anos no Grupo RBS, três deles como editora de Gastronomia e, por último, na Revista Donna. Hoje gerencia e escreve no blog Comida e Conteúdo e é gerente de comunicação em uma startup, em Florianópolis.

Facebook | Instagram | Twitter
Email: mairafflores@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *